Vereadores convocam intermediário em conversa que favoreceria Zeitune

Política

A Comissão Especial de Inquérito-CEI da Câmara de Guarulhos, criada para investigar o teor de gravações de áudio com uma suposta tentativa de oferecer vantagens a um empresário em troca de R$ 12 milhões para beneficiar o vice-prefeito Alexandre Zeitune (REDE) e seu partido, reuniu-se na manhã desta terça-feira (13). Ainda sem ter o laudo da perícia de gravações que poderiam comprometer Zeitune, os vereadores levaram em conta a divulgação na mídia guarulhense de trechos do áudio. Segundo o noticiário, Marco Antônio Ferreira seria o intermediário na negociação. A CEI, então, decidiu convocá-lo para o próximo encontro, dia 20, no plenário da Casa.

A mídia local teve acesso às gravações em questão e divulgou seu conteúdo. O material é fragmentado, com vários cortes. Mesmo assim, segundo diversas reportagens, Zeitune, um intermediário e um empresário seriam os protagonistas. “Sempre que houver fatos novos que digam respeito a esta investigação, vamos convocar uma reunião, mesmo que não tenhamos ainda uma perícia oficial das gravações”, comentou Marcelo Seminaldo (PT), presidente da CEI. Uma cópia dos áudios foi entregue na semana anterior ao presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), para que contratasse uma perícia técnica para avalizá-los, o que está em processo de finalização.

Eduardo Carneiro (PSB), relator da CEI, afirmou que outras pessoas podem ser convocadas e mais fatos apurados. “Nas gravações cita-se uma cooperativa de crédito que serviria para lavagem de dinheiro, e isso é muito sério, também precisa de investigação”, disse Carneiro. Segundo ele, Zeitune informou que fez um boletim de ocorrência contra o prefeito Guti (PSB) por tê-lo ameaçado e é preciso da mesma forma ter a confirmação deste fato. Não se descarta, portanto, a convocação do chefe do Executivo.

Para a reunião desta terça, Zeitune havia sido convocado, mas negou-se a receber a notificação. “Vamos buscar as vias legais para que ele compareça”, garantiu Seminaldo. Participaram da reunião ainda Genilda Sueli Bernardes (PT), Serjão Inovação (PSL), Carol Ribeiro (PMDB), Toninho da Farmácia (PSD), Acácio Portella (PP), Moreira (PTB), Luís da Sede (PRTB), Geraldo Celestino (PSDB) e Sandra Gileno (PSL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *