22.5 C
Guarulhos
terça-feira, março 19, 2024

Prefeitura certifica 550 pessoas em 11 cursos de capacitação profissional

spot_img
spot_img

Com o Salão de Artes do Adamastor Centro lotado, a Prefeitura entregou nesta terça-feira, dia 20, 550 certificados aos alunos que concluíram os 11 cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS). O prefeito Guti participou do evento e fez a entrega simbólica para duas alunas dos cursos de Maquiagem e de Pizzaiolo.

Os cursos são voltados às pessoas de baixa renda e visam inserir cidadãos no mercado de trabalho e também servir de uma alternativa de renda familiar. Entre as formações estão Culinária Japonesa, Técnica de Gastronomia, Culinária para Buffet, Pizzaiolo, Panificação Artesanal e Industrial, Pizzaiolo e Administração de Pizzaria, Técnica de Conservação e Aproveitamento Industrial dos Alimentos, Cabeleireiro Básico, Cabeleireiro Avançado, Depilação, Trabalhos Domésticos, Maquiagem e Manicure.

Parabenizando alunos e professores, Guti abordou a necessidade do empenho pessoal para atingir os objetivos. “Para mudar nosso destino e termos qualidade de vida, dependemos de nosso empenho. Vejo isso hoje. Vocês se dedicaram muito em um dos 11 cursos, se capacitaram profissionalmente e agora estão preparados para as oportunidades que virão”, afirmou o prefeito.

O prefeito citou também outras ações da administração municipal que colaboram com a redução do índice de desemprego na cidade, como os cursos de capacitação da Secretaria de Trabalho e os da carreta Via Rápida Emprego instalada no Terminal Pimentas há um mês, em parceria com o Governo Estadual.

Já o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, lembrou que as questões sociais fazem parte do plano de governo. “Este dia marca mais que um evento. Oficializamos com certificados os cursos realizados que comprovam a capacitação de todos os alunos. A Prefeitura se preocupa com questões sociais e as capacitações fazem parte do plano de governo. O grande objetivo é a reinserção no mercado de trabalho”, disse Alex.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, comentou a importância da iniciativa. “Entrar no mercado de trabalho é difícil para quem não possui uma qualificação profissional. Estes cursos possibilitam também obtenção de renda para compor o orçamento da família. Parabéns a todos pela nova jornada que começa e desejo muita sorte”, afirmou Elen.

Os obstáculos e perseverança dos alunos foram mencionados pela diretora de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Kesya Nascimento. “É um motivo de alegria reunir todos aqui, pois muitos enfrentaram adversidades. Com esforço e dedicação, concluíram o curso e se qualificaram. Tudo é possível quando acreditamos”, finalizou a gestora.

Participantes

Mônica Almeida recebeu o certificado do curso de Pizzaiolo das mãos do prefeito Guti. Ela freqüentou as aulas no Restaurante Escola Sabor e Paladar, situado na Via Rio de Janeiro. “Gostei muito das aulas e aprendi tanta coisa que já abri uma pizzaria que faz entregas,delivery, no fundo de casa”, contou a moradora do parque Continental II, ex-balconista e que há dois anos estava desempregada.

Animada, a auxiliar de enfermagem aposentada Maria Marcondes da Silveira, aos 77 anos exibia orgulhosa o certificado nas mãos. “Adorei o curso de Culinária Japonesa. O professor é muito bom e aprendi muito para cozinhar à minha família, justificou a moradora do Jardim São Paulo.

A cerimônia de entrega de certificados contou ainda com a participação da secretária de Trabalho, Telma Cardia.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas