Projeto Ecoviver realiza workshop para professores e gestores da Rede Municipal

Cidade

Professores e gestores da Rede Municipal de Guarulhos participaram no último sábado (24), no Adamastor Centro, do primeiro workshop do Projeto Ecoviver 2018, sobre Sustentabilidade, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Jornada Ecoviver.  Neste ano, o tema discutido continuará sendo a sustentabilidade.

A Prefeitura, por meio da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte Lazer), participa do projeto desde 2011, alcançando mais de 105 escolas. Os encontros com professores têm por objetivo ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com o meio ambiente.

Durante o workshop, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, desenvolvidos pela ONU, foram abordados os 17 ODS e também propostas de como desenvolver as etapas da Jornada Ecoviver com os alunos da Rede Municipal, dentro da perspectiva de arte, educação e cidadania ativa.

Além da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, na região sob concessão da Ecopistas, também foram firmadas parcerias com as Secretarias de Educação de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Caçapava.

Projeto Ecoviver

O Projeto Ecoviver foi criado em 2006, é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet), do Ministério da Cultura, e é patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.

A cada edição anual, durante as atividades escolares, alunos e professores, envolvidos no Projeto Ecoviver, realizam ações de transformações socioambientais no entorno da sua comunidade escolar, por meio de atividades relacionadas às questões da sustentabilidade e das artes cênicas. O projeto promove atividades de formação aos professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.

Jornada Ecoviver

A Jornada Ecoviver propõe um jogo com etapas para que a turma consiga alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola. O desafio dos professores e alunos envolvidos será o de buscar alternativas para transformar a escola em um território mais sustentável, criando uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo a ser apresentada no encerramento do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *