18.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura inaugura Rota dos Bandeirantes na Praça Getúlio Vargas

spot_img
spot_img

A Prefeitura de Guarulhos e o Governo do Estado de São Paulo lançaram na manhã de quinta-feira, dia 5, a Rota Bandeirante Fernão Dias, atração turista que pode ser percorrida a pé, de carro ou moto e repete o caminho feito pelas expedições conhecidas por bandeiras, que desbravaram as matas do Estado nos séculos XVI e XVII.

Presente na inauguração, o prefeito de Guarulhos, Guti, lembrou que é importante conhecer o passado para construirmos um bom futuro. “Temos que valorizar a nossa cidade, e fazer isso de maneira turística é excelente. O Governo do Estado, com essas rotas, realiza essa tarefa de maneira magistral. É um projeto que nasce ótimo, mas com o passar do tempo pode se transformar em algo esplêndido para o Brasil. Temos orgulho em falar que uma das rotas do Caminha São Paulo começa aqui em Guarulhos”, reforçou Guti.

A Rota

O marco zero da parte Itaberaba da rota, da qual Guarulhos faz parte, está na frente da antiga Câmara Municipal, na Praça Getúlio Vargas, local da inauguração. Um totem com QR Code pode ser utilizado para marcar cada ponto visitado no caminho pelo aplicativo Caminha São Paulo, disponível para download gratuito na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android).

Nesse mesmo aplicativo é possível encontrar um resumo da história dos municípios que compõem a rota (13 no total) e os pontos de apoio disponíveis, como hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Os comerciantes e hotéis do município interessados em participar como um ponto de apoio devem se cadastrar no site www.caminhasaopaulo.com.br, acessando a página pelo menu “O Caminha São Paulo”, “Amigo do Caminhante”.

O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, vê a Rota dos Bandeirantes como uma valorização dos municípios. “A rota vem para lembrar a história, nos fazer pensar em como podemos desenvolver uma nova mobilidade e destacar a beleza natural que nossas cidades possuem”, explicou.

Para o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra Arbex, as rotas mostram um outro lado do turismo no Estado, conhecido por ser um centro de negócios movimentações corporativas. “Recebemos cerca de 2 milhões de turistas por ano. Eles entram por Guarulhos para participar de feiras e congressos, mas quando o assunto é turismo efetivamente, estrangeiros acabam indo para o Rio de Janeiro, regiões Nordeste ou Sul. Eles não têm a oportunidade de conhecer  o interior dos municípios. Nosso desafio é explorar esse potencial, e a rota chega para resgatar o que São Paulo tem de melhor que é a sua história”.

A inauguração da Rota Bandeirante Fernão Dias também contou com a presença de deputados e representantes dos 13 municípios que fazem parte da rota.

Caminha São Paulo

A Rota Bandeirante Fernão Dias faz parte do Caminha São Paulo: um projeto turístico implantado em 2011 pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo. Ele tem por objetivo principal determinar o fluxo turístico permanente e a promoção dos atrativos naturais e monumentais dos municípios paulistas a partir do desenvolvimento de roteiros contemplativos, que podem ser cumpridos a pé ou de bicicleta, inspirados em rotas contemplativas ou percorridas por personagens históricos que ajudaram a compor o rico passado paulista.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas