Prefeitura de Guarulhos realiza formatura de 550 alunos de cursos profissionalizantes

Cidade

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na última sexta-feira (20) a formatura de cerca de 550 alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria do Trabalho. A solenidade foi realizada no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor, reunindo familiares e amigos dos alunos, professores e coordenadores, além do prefeito Guti, da secretária da Pasta, Telma Cardia, do diretor da Interworks Treinamentos e Soluções, José Carlos Lemes, e da coordenadora geral do CIDAP (Centro de Inclusão Digital), Clara Ohtsukai.

Em sua participação no evento, Guti afirmou estar orgulhoso em saber que os alunos poderão mudar seu próprio destino a partir da formação profissional oferecida pela Prefeitura, e ainda agradeceu o esforço da secretária Telma Cardia. “Creio que aqui temos muitas pessoas que ainda estão procurando emprego e estão se capacitando para conseguir um emprego melhor. A gente precisa driblar essa crise, e é com muita vontade e muita determinação que a gente vai fazer isso.”

Durante a cerimônia, um aluno do curso de Porteiro, Luiz, e o professor de Inglês, Giovani, realizaram uma apresentação teatral nesse idioma. Já o estudante do curso de Marketing e Vendas, Lucas Mota, emocionou a todos com sua apresentação musical de uma canção autoral que fala sobre superação.

Cursos

Na oportunidade, receberam os certificados os formandos dos cursos de Informática Básica, realizados nos diversos Telecentros da cidade; e do CTMO, habilitados nas seguintes áreas: Instalador de Sistema TV a Cabo e Via Satélite (com ênfase em Elétrica e eletrônica); Auxiliar de Almoxarifado; Colorista Industrial; Estética e Imagem pessoal; BPF (Boas Práticas de Fabricação de indústria Farmacêutica e cosmética); Instalador de Sistemas de Monitoramento CFTV; Marketing e Vendas; Montagem e Manutenção de Computadores (com ênfase em Redes); Operador de Máquina Injetora, Operador de Rastreamento, Porteiro, Web Designer, Robótica Industrial; Carpinteiro de Estruturas de Telhados; Controle de Medidas e Eletricista, sendo este último certificado pelo Senai.  Os alunos de todos os cursos também tiveram aulas de Inglês Básico e Marketing Pessoal.

Ao final do evento, os professores foram homenageados pela secretária Telma Cardia e pelos alunos, que tiveram a oportunidade de dizer o quanto eles foram importantes em suas vidas, demonstrando todo o sentimento de afinidade que criaram durante as aulas.

Programa de Inclusão Digital

O Programa de Inclusão Digital visa oferecer cursos de informática gratuitos para a população. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Trabalho e da Educação e Associações Comunitárias.

As aulas são divididas em quatro módulos: Informática Básica; Informática Avançada; Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução a Automação e Robótica. Cada um deles têm carga horária de 40 horas, que são distribuídas em 20 dias de aulas.

CTMO

Os cursos oferecidos pelo CTMO acontecem de segunda a sexta-feira, em três períodos diferentes. Tem carga horária de 200 horas, com 30 vagas de alunos para cada um dos cursos oferecidos.

Para se inscrever, é necessário ter idade igual ou superior a 16 anos e ser morador de Guarulhos. Somente para o curso de Eletricista, a idade mínima é de 18 anos. A seleção dá prioridade para pessoas desempregadas, oriundas de família de baixa renda e em estado de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *