Guarulhos participa do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras

Variedades

Neste mês de abril, a Prefeitura de Guarulhos participou do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, em Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa, organizada pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), contou com a parceria do Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), e teve como objetivo propiciar reflexões sobre o conceito de Cidade Educadora.

O encontro teve como tema “Criando Espaços de Convivência Segura e Sustentável” e envolveu 16 municípios brasileiros que compõe a rede, juntamente a convidados internacionais. Dentre os temas destacados durante as trocas de experiências entre os municípios estão temáticas de mobilidade segura e enfrentamento de violências, numa abordagem integral, intersetorial e totalizante da Promoção da Saúde.

Nesse espaço, representantes da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) apresentaram ações intersetoriais do município relacionadas à saúde dos educandos da cidade, entre elas os Programas Saúde na Escola (PSE), Guarulhos Cidade que Protege e Vida no Trânsito.

Ao todo, 114 participantes do Brasil, Argentina e Portugal estiveram reunidos durante os quatro dias de encontro. Eles vieram de 22 cidades de 11 estados diferentes, com representação de todas as regiões brasileiras.

As discussões também giraram em torno de contribuições para a construção da cidade como um espaço de convivência segura e sustentável, devendo o planejamento urbano pensar o município de maneira a privilegiar as pessoas.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa objetiva a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Programa Guarulhos Cidade que Protege

O Programa tem por objetivos consolidar a integração das áreas, orientada pelos princípios da intersetorialidade, responsabilidade compartilhada, singularidade da criança, adolescentes e familiares em acompanhamento conjuntos; Contribuir para o fortalecimento da Rede de Proteção aos Direitos Humanos; Efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990), no currículo e nas políticas públicas.

Programa Vida no Trânsito

Subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *