Secretaria de Trânsito lança calendário de ações para o Maio Amarelo

Noticia

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a Secretaria Municipal de Transportes de Trânsito inicia no próximo dia 2 uma série de ações integradas em apoio ao Maio Amarelo – movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. Além da urgente redução de mortes e feridos no trânsito, a iniciativa propõe aos cidadãos reeducação e respeito às normas vigentes.

A campanha terá o apoio do Grupo de Segurança Viária e do projeto Vida no Trânsito, responsáveis por fiscalizar e estudar propostas de engenharia que contribuam esses objetivos.

“E todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas temos que zelar pela segurança no trânsito da nossa cidade, para que esses números a cada mês, a cada ano, diminuam”, alerta o secretário da STT, Giuliano Locanto.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes acontecem em razão de escolhas inadequadas e riscos desnecessários tomados por motoristas e pedestres. Com o tema deste ano, o intuito é abranger o maior número de pessoas para conscientização da importância de seguir as normas e regras vigentes, a fim de prevenir esses acidentes.

Segundo a STT, em Guarulhos, as infrações mais cometidas em 2017 foram: deixar de usar o cinto de segurança (19.869); estacionar em local proibido (44.853) e avançar o sinal vermelho (34.478); utilizar o celular durante a condução do veículo (12.452). “Somente com fiscalização, engenharia de tráfego e, principalmente, educação, podemos transformar esse quadro, que ainda é tão alarmante”, ressalta Locanto.

Além das ações previstas pela secretaria, todas as entidades envolvidas vão intensificar as suas operações durante esse mês de alerta e prevenção à vida no trânsito. Entre as ações realizadas haverá atividades nas escolas municipais para os alunos do 4º e 5º anos; painel com mensagens distribuídos na cidade e também nas rodovias; ações nas unidades de saúde; Pit Stop Solidário, blitz e muito mais. O calendário oficial será lançado nesta sexta-feira (27), às 8h30, no auditório do Paço Municipal.

Sobre o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *