18.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Guarulhos vacina quase 30 mil pessoas contra a gripe em três dias

spot_img
spot_img

A primeira prévia da Secretaria de Saúde, fechada na última quinta-feira, dia 26, aponta que 29.280 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Guarulhos, entre os dias 23 e 25 de abril. A primeira etapa da campanha imunizou trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. Nesta quarta-feira, dia 2, teve início a segunda etapa, que vacinará crianças (de 6 meses até menores de 5 anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Na terceira e última etapa, que começará a partir do dia 9 de maio, serão imunizadas as pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica), professores e pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa) e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra o vírus A (H1N1), A (H3N2) e B e pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), seguirá até o dia 1° de junho.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 280 mil pessoas, que fazem parte do grupo prioritário selecionado pelo Ministério da Saúde, que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição érespaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso são priorizados os grupos suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

No sábado, dia 12 de maio será a Mobilização Nacional, com a abertura de todas as UBS para intensificar a oferta das doses.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas