Contação de histórias leva o hábito de leitura às escolas da Prefeitura

Variedades

Contação de histórias, poemas, contos, apresentações teatrais e música integram a proposta do Festival Literário “Literalmente Isso 2018”, evento que envolveu as escolas da Rede Municipal de Guarulhos durante todo o mês de abril, com atividades simultâneas em bibliotecas, CEUs, CMILs (Centro Municipal de Incentivo à Leitura), praças e parques da cidade.

Iniciativa da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) por meio do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), o Festival objetivou estimular a leitura dos alunos, por meio da imaginação, senso crítico, sociabilidade, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão.

As Escolas da Prefeitura Dalva Marina Ronchi Mingossi, Zulma Castanheira de Oliveira, Amadeu Pereira Lima, Hamilton Félix de Souza e Braguinha desenvolveram atividades lúdicas, propondo aos alunos momentos de muita interação social e autonomia.

Atividades

Destaque das atividades realizadas na EPG Dalva Marina Ronchi Mingossi, que teve por objetivo despertar nas crianças o prazer de ouvir e contar histórias, foi a Tenda de Literatura  representando “As Mil e Uma Noites”, uma das mais famosas obras da literatura que reúne histórias e contos populares.

Montada e decorada em estilo árabe, com tecidos brilhantes, tapetes, almofadas e muitos livros, a tenda proporcionou um ambiente aconchegante e diferente para as crianças. Nesse espaço, professores e funcionários da escola, pais, avós e tios, contaram diversas histórias para os alunos, trazendo também a participação da família dentro da escola.

Já a EPG Zulma Castanheira de Oliveira envolveu toda a comunidade do entorno para prestigiar as apresentações dos alunos, desde cantigas até o teatro de leituras. Além de permear pelo aspecto literário, o evento foi ao encontro dos projetos da escola desenvolvidos em sala de aula.

Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das EPGs Amadeu Pereira Lima e Hamilton Félix também marcaram presença no festival literário.

Com o objetivo de elevar a autoestima dos participantes, valorizando a cultura, mobilizando saberes e incentivando a escrita e leitura, os alunos se reuniram no anfiteatro do CEU Jardim Cumbica para apresentações e leituras de poemas, como a peça “Quarto de Despejo”, uma releitura da obra da escritora Carolina Maria de Jesus e o coral, ensaiado pela professora de música Carla Chagas Passos. Além disso, a banda de um dos alunos da EJA, Explosão Cygana, se apresentou com um repertório variado de músicas.

A EPG Braguinha transformou o mês literário em um mundo mágico dos contos.  Fábulas foram contadas e chuva de poesias abrilhantaram os dias dos alunos. As divertidas parlendas, que são versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças, tiveram a participação dos pais que junto com os filhos puderam reviver brincadeiras da infância, o que proporcionou momentos únicos aos familiares.

Literalmente isso

Literalmente Isso é um projeto de valorização de bibliotecas e centros de incentivo à leitura da cidade, espaços nos quais os munícipes são convidados a ler, dialogar, refletir, se atualizar e multiplicar conhecimentos.

Através de inúmeras atividades culturais, as atividades propostas buscam acolher as pessoas e mostrar a importância da utilização dos espaços, cativando e trazendo sempre novos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *