Dia D e Saúde Agora mobilizaram UBS da cidade

Cidade

O Dia D do Maio Amarelo – mês voltado à saúde do trabalhador e às ações de prevenção aos acidentes de trânsito – mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade na última sexta-feira (18), com atividades criativas para chamar a atenção da população sobre os temas. Já no sábado (19), quatro UBS abriram pelo Programa Saúde Agora: Jovaia, Nova Bonsucesso, Piratininga e Dona Luiza, contabilizando mais de mil atendimentos, entre consultas, exames, vacinas e outros procedimentos.

Tanto o Saúde Agora como o Dia D do Maio Amarelo, que integra o Programa Movimenta Saúde, pelo qual cada mês é dedicado à reflexão de um tema diferente, são estratégias para intensificar as ações de prevenção a doenças. “A abertura das UBS aos sábados amplia o acesso da população à assistência, enquanto as demais atividades realizadas durante o mês todo estimulam a adoção de hábitos saudáveis de vida. Isso é uma forma de promover saúde”, explica a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde Ana Cristina Kantzos.

Atividades

Além de ações internas para promover a saúde do trabalhador, as UBS também usaram a criatividade para chamar a atenção da sociedade sobre os acidentes de trânsito. Para alertar sobre esse problema, profissionais de Saúde algumas unidades foram às ruas e abordaram motoristas e pedestres. Outras realizaram circuitos com crianças e adultos em mini pistas montadas em suas dependências, como foi o caso da UBS Cabuçu e Inocoop.

As UBS Álamo e Presidente Dutra foram uma das que organizaram pedágio educativo por um trânsito mais humano e seguro. Também realizaram atividades em vias públicas, as unidades Allan Kardec, Palmira, Primavera, bem como o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids) que, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, promoveu a ação chamada de Comando da Saúde, em Bonsucesso, onde fizeram blitz educativas com os condutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *