Prefeito de Guarulhos descarta ponto facultativo nesta quarta-feira

Cidade

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde terça-feira, dia 29, no Paço Municipal, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, descartou a possibilidade de ponto facultativo amanhã. Isto porque a Prefeitura ainda conta com reserva de combustível, adquirida no último sábado (26), para o fornecimento dos serviços essenciais à população. A coleta de lixo foi retomada e os atendimentos de saúde seguem em funcionamento. Já o transporte público seguirá operando em esquema especial nesta quarta-feira, com a circulação de 70% da frota. As aulas da rede municipal e o atendimento das creches, suspensos nesta terça e quarta-feira (29 e 30), serão retomados na próxima segunda-feira (4).

“Estamos há uma semana monitorando a situação e, desde a última quinta-feira, adotamos medidas para minimizar os impactos da paralisação junto aos moradores de Guarulhos. Conseguimos 25 mil litros de combustível, o que garantiu a oferta do transporte público, a coleta de lixo e os atendimentos na área de saúde”, afirmou Guti. “No começo da tarde de hoje (29) recebi informações de que o abastecimento de combustível está sendo gradualmente restabelecido. Contamos com a colaboração e sensibilidade da população neste momento”, completou o prefeito.

Desde a semana passada, uma série de medidas foi adotada pela Prefeitura para reduzir os impactos da paralisação junto aos guarulhenses. Na quinta-feira, dia 24, os secretários municipais iniciaram a adoção de planos de contingência a fim de preservar os serviços básicos. Após anunciar o decreto de “estado de emergência”, na sexta-feira, dia 25, o prefeito se reuniu com o movimento grevista e distribuidoras da cidade para negociar a compra de gasolina para a frota municipal. No sábado, dia 26, o prefeito garantiu a liberação de 25 mil litros de combustível para o abastecimento dos veículos públicos. Com a reserva, a Secretaria de Transportes e Trânsito mudou o esquema de operação dos ônibus na segunda-feira, dia 28, garantindo a circulação de 60% da frota nos horários de pico e 40% nos demais horários. Com a aquisição do combustível foi possível também retomar a coleta de lixo na cidade, suspensa desde a tarde da última quinta-feira.

Com o desabastecimento de gás em algumas escolas da rede municipal, por conta da paralisação, as aulas foram suspensas e serão repostas posteriormente, evitando prejuízos ao calendário escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *