Guarulhos apresenta resultados no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Noticia

Nos últimos dois anos, Guarulhos reduziu em 20% (de 1,3 mil para 1,037 mil toneladas) o volume de resíduos enviados diariamente ao Aterro Sanitário Municipal, no Cabuçu. Esse resultado e o trabalho realizado para conquistá-lo é um dos destaques da programação do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que acontece entre esta terça-feira (5) e quinta-feira (7), no auditório Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

O secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, o secretário-adjunto da Pasta, Paulo Roberto Santos, e a equipe do Programa Lixo Zero Guarulhos, composta por Celi Pereira, Juliana Paludete Garcia, Amanda Caroline Ferreira Lima e Maria Aparecida Mendes Francisco, participam do evento. Guarulhos é considerada referência nacional por ter sido um dos primeiros municípios brasileiros a acolher e difundir o conceito Lixo Zero.

As ações realizadas na cidade sobre consumo consciente e destinação ambientalmente correta de materiais serão apresentadas no painel Boas Práticas, que acontece no último dia do encontro. No conteúdo são destaque as palestras e atividades práticas em escolas, o trabalho realizado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), a expansão do circuito de coleta seletiva, bem como a intensificação da fiscalização e da limpeza corretiva. A equipe guarulhense também ministrará o curso “Candidatos e Políticos Lixo Zero” destinado aos participantes das próximas eleições.

Americano comentou a participação da cidade no Congresso. “Guarulhos está presente por mostrar comprometimento com o conceito Lixo Zero e também para aproveitar a oportunidade de trocar experiências e obter novos conhecimentos com os especialistas internacionais para seguirmos com o objetivo de conquistarmos uma cidade mais limpa, bonita, saudável e sustentável”.

Mais de 30 palestrantes de 16 países participam do Congresso, que objetiva apresentar as melhores práticas em gerenciamento de resíduos, gestões inovadoras, avaliação do sistema tributário nacional em relação ao resto do mundo e soluções economicamente atraentes, que vão ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: www.cidadeslixozero.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *