Prefeitura de Guarulhos promove ações em celebração ao Meio Ambiente

Variedades

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Guarulhos promove ao longo de todo o mês, atividades de conscientização quanto à importância de práticas sustentáveis. A ação visa chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

A Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) tem atividades ambientais que impactam a vida das comunidades por meio das escolas da Rede Municipal, com formações e debates com os profissionais em Hora-atividade (HA).

Ministradas pela equipe da Divisão Técnica de Educação Ambiental, do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, as HAs propõem a ressignificação do olhar de cada participante em relação ao Meio Ambiente e oferecem possibilidades de aprendizagem que surgem a partir desse tema.

As temáticas abordadas com os profissionais das escolas vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um chamado universal que busca atender as necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs) e 169 metas para que essas nações alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.

Para a responsável da Divisão Técnica de Educação Ambiental da Secel, Carolina Gilli, é preciso incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. “Entendemos que é papel da Educação Ambiental sensibilizar as pessoas e proporcionar conhecimentos para transformar e estabelecer uma relação sustentável com o planeta, mitigando os impactos causados pelo homem”, destaca.

Transtorno de Déficit de Natureza, Estudo do Meio, Dez Pontos para Repensar os Projetos de Educação Ambiental, Programa Ilhas Verdes, Bem Estar Animal, Água, são algumas das temáticas discutidas em HA nas escolas da Rede Municipal.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta é chamar a atenção de todos governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *