Educadores participam de Encontro Integrado no Adamastor Centro

Noticia

Na tarde da última segunda-feira, 11, aconteceu a abertura do 1º Encontro Integrado de 2018, no Teatro Adamastor Centro. Marcada pela presença dos gestores e professores das Entidades Parceiras da Prefeitura de Guarulhos, o encontro trouxe a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a palestrante Cleuza Repulho, professora e mestra em Educação pela Universidade Mackenzie.

Iniciativa da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), por meio do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), o encontro ressaltou a importância do Projeto Político-Pedagógico das escolas municipais para viabilizar a implementação da BNCC na Rede Municipal.

De acordo com a palestrante, o investimento de recursos na Educação Infantil pode transformar a sociedade como um todo: “Conforme estudo do Banco Mundial, a cada um dólar investido na Educação Infantil, você economiza 7 no Fundamental. Por isso, a Educação Infantil é uma das etapas de ensino mais importantes, pois é nesse período em que os professores podem descobrir e acompanhar as dificuldades de cada aluno”.

Durante o encontro, Cleuza Repulho também apresentou aos participantes os 6 Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, garantidos com a implementação da Base Nacional Curricular Comum específico para Educação Infantil (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se).

Com a aplicação da BNCC, a Educação Infantil fica dividida em três faixas etárias: os bebês, de zero a 1 ano e 6 meses; crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; e crianças pequenas, de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

O Encontro integrado, que vai até o dia 21 de junho com encontros no Adamastor Centro, conta ainda com a participação de Douglas Dantas e Juliana Maia Maestro, especialistas na área de educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *