Coleta seletiva e compostagem são metas da Secretaria de Serviços Públicos

Política

O secretário de Serviços Públicos Edmilson Americano apresentou a previsão orçamentária da Pasta na última audiência pública que debate a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O evento foi realizado no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (11), com a presidência do vereador Moreira (PTB).

Americano afirmou que uma das metas da Secretaria é a implantação da coleta seletiva em toda a cidade. Ele também destacou a necessidade de uma área específica para decomposição de resíduos das feiras-livres (resíduos orgânicos) e a importância do tratamento do chorume.

“Uma das grandes novidades que teremos vai ser trabalhar com a compostagem. Assim, os resíduos orgânicos viram adubo. Vai ser um grande avanço para a cidade de Guarulhos”, completou Americano ao explicar que essa medida, junto com a coleta seletiva, poderá contribuir para a diminuição da quantidade de resíduos que vão para aterros.

O secretário anunciou que a Pasta estima um orçamento total de R$ 169 milhões para 2019. De modo geral, esse valor deverá ser empregado na ampliação, modernização e manutenção dos serviços públicos; na gestão da Secretaria; na fiscalização, manejo, tratamento e disposição final de resíduos, além do Fundo Municipal de Resíduos Sólidos.  

Americano disse que não há previsão para novos cemitérios. “Estamos optando pela verticalização”, completou o secretário. Ele ainda explicou que, no mês de abril, houve uma revisão da tabela dos serviços funerários com redução de 40% dos valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *