México, Canadá e EUA vencem Marrocos e sediarão Copa do Mundo de 2026

Esporte

A candidatura conjunta da América do Norte, com Estados Unidos, Canadá e México, ganhou a disputa contra o Marrocos, em votação realizada nesta quarta-feira durante Congresso da Fifa em Moscou, e os três países sediarão a Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 seleções.

A proposta dos três países da América do Norte recebeu 134 votos, contra 65 de Marrocos, que participava da disputa pela quinta vez.

Após a votação por sistema eletrônico, a Fifa tornou pública a opção feita por cada federação no Congresso. O Brasil, apesar de ter feito um acordo com a Conmebol para apoiar os três integrantes da Concacaf, votou na candidatura marroquina.

As federações de Espanha, Eslovênia e Cuba foram as três únicas que se abstiveram na votação. Os espanhóis sequer mandaram representante para o Congresso da Fifa por causa da demissão do técnico da seleção do país, Julen Lopetegui, mais cedo.

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, disse que o incidente o impediu de participar do Congresso da Fifa e de escolher a sede do Mundial de 2016.

Na votação, o Irã foi a única federação que votou para que nenhum dos dois países fosse o organizador da competição. Marrocos teve o apoio de vários integrantes da Uefa, que, diferentemente da Conmebol, não fechou apoio a nenhuma das candidaturas.

Além do Brasil, a China e o Catar, sede do Mundial em 2020, preferiram Marrocos. Já Rússia, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Colômbia, Argentina, Uruguai e Paraguai votaram em EUA, Canadá e México.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que fez ativamente campanha para a candidatura do país e chegou fazer ameaça caso aliados americanos votassem no Marrocos, comemorou o resultado no Twitter.

“Os EUA, junto com México e Canadá, acabam de conseguir a Copa do Mundo. Parabéns – uma grande quantidade de trabalho duro”, disse.

 

Fonte: Agência EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *