Nova alça do Trevo de Bonsucesso agiliza tempo de percurso do transporte urbano

Destaque

Inaugurada há duas semanas, a nova alça de acesso do Trevo de Bonsucesso já garante economia de tempo para o transporte urbano da cidade. Antes, os ônibus demoravam 30 minutos para passar pela região trevo, no sentido bairro – terminal Pimentas e vice-versa. Com o novo trecho, esse tempo caiu para 9 minutos, de acordo com o monitoramento feito via o GPS dos coletivos.

Estima-se que passem pelo local, diariamente, 50 mil usuários do transporte público em 2.000 ônibus; 8.000 caminhões e 25.000 veículos. Esse novo trecho possibilita o retorno direto para São Paulo, por meio de alça e viaduto na pista marginal da rodovia Presidente Dutra. A previsão é que o miolo do Trevo esteja totalmente entregue em dezembro deste ano.


A obra

Iniciada em 2015, com recurso Federal, a implantação do novo trevo tem um custo atual na ordem de R$ 101 milhões, sendo R$ 83 milhões de repasse Federal e o restante é contrapartida do município.

A obra do complexo viário do Trevo de Bonsucesso está dividida em três etapas:

Etapa 1: Trevo de Bonsucesso, com 56 mil m² de pavimentação, estando com aproximadamente 80% de obra concluída e com previsão de entrega para dezembro deste ano.

Etapa 2: o Corredor JK, com aproximadamente 22 mil m² de pavimentação, de extensão. Essa é uma obra que ligará o Terminal Pimentas ao Trevo de Bonsucesso e consiste no alargamento viário com a implantação de corredor junto ao canteiro central nos dois sentidos da via. Iniciada em fevereiro deste ano, tem previsão de entrega para 2020.

Etapa 3: Terminal Bonsucesso, que será implantado nas proximidades do Trevo e servirá como ponto de integração e transferência para os usuários do transporte público. Está em fase de projeto e tem previsão para entrega em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *