18.1 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Julho Amarelo leva teste rápido de Hepatite a locais de grande público

spot_img
spot_img

Dentro da campanha Julho Amarelo, dedicada ao combate às Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde promoverá uma edição antecipada da Campanha Fique Sabendo, com a oferta dos testes rápidos para a detecção da doença em locais de grande público, como supermercado, praça pública e terminal de ônibus. A ampliação da testagem é realizada todos os anos em novembro, mas o município vai aproveitar o mês voltado ao tema para intensificar a ação.

Nesta sexta-feira (13), a Campanha “Hepatite C – Fique Sabendo, Faça o teste” será realizada no Ambulatório da Criança, localizado na rua Osvaldo Cruz nº 151 (Centro), das 9h às 13h. Totalmente gratuito e aberto à população em geral, o exame é feito a partir da coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos. Já no sábado (14), a ação será promovida das 14h às 18h, na Praça das Pedras (Macedo), durante a Feira da Diversidade Cultural.

A campanha em locais de grande público para incentivar a população a fazer o teste se estende até o final do mês. Na próxima sexta-feira (20), a testagem será realizada das 9h às 12h no Mota Supermercados (Praça Nossa Sra. Aparecida nº 275, no Jardim Vila Galvão); e no Terminal Urbano Pimentas (Estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira nº 4.494).

Os demais locais programados para receber a ação são: Fácil Bom Clima (Avenida Bom Clima nº 49, no Paço Municipal), no dia 27, das 10h às 15h; e Quadra da UBS São Rafael (Rua Domingos de Abreu nº 216, no Jardim Galvão), no dia 28, das 8h às 12h. Além da intensificação dos testes rápidos, a programação do Julho Amarelo mobiliza todas as unidades de saúde durante o mês todo.

Rodas de conversa, exibição de filmes educativos, ação de conscientização em escolas, distribuição de preservativos são algumas das ações programadas para sensibilizar a sociedade. Dentro dessa proposta de diversificar as ações, acontece na próxima sexta-feira (20), às 8h30 a “Quadrilha Amarela com o casamento da Hepa com o Tite”, na quadra da Academia da Saúde da UBS Cabuçu (rua Existente nº 18).

No dia 23, o público-alvo do Julho Amarelo serão os profissionais que atuam em salões de beleza, manicures, podólogos, tatuadores, esteticistas, que foram especialmente convidados para participar da palestra “Vigilância Sanitária no Contexto das Hepatites Virais”, que será realizada das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Saúde (rua Íris nº 320, bairro de Gopoúva). O evento, que também é aberto à população em geral, vai alertar sobre os riscos da transmissão das Hepatites nesses estabelecimentos, em caso de inobservância das normas de biossegurança.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas