19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

No Dia D do Julho Amarelo, UBS ampliam a prevenção das Hepatites

spot_img
spot_img

Nesta sexta-feira (20) acontece o Dia D do Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais, com a intensificação das ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A programação vai desde a ampliação da oferta de testes rápidos para a detecção da doença, até exibição de filmes e palestras em salas de espera, rodas de conversa, aulas de alongamento e zumba, ação de conscientização em escolas, distribuição de preservativos, entre outras atividades.

O grande diferencial da programação do Dia D será a sensibilização de profissionais que atuam em barbearias, salões de beleza e estúdios de tatuagem, uma vez que a doença pode ser transmitida nesses locais, por falta de observância às normas de biossegurança. Por isso, equipes de várias UBS vão sair às ruas nesta data, para levar orientações de prevenção a esses estabelecimentos, como é o caso das unidades Jardim Cumbica I, Jurema e Piratininga.

Esses profissionais ainda serão convidados para participar de uma palestra sobre o tema: “Vigilância Sanitária no Contexto das Hepatites Virais”. Aberto à população em geral, o evento será realizado no próximo dia 23, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Saúde (rua Íris nº 320, bairro de Gopoúva).

No Dia D também será promovida uma edição antecipada da Campanha Fique Sabendo, com a oferta dos testes rápidos em locais de grande público, como supermercado, praça pública e terminal de ônibus. A testagem será realizada das 9h às 12h, no Mota Supermercados (Praça Nossa Sra. Aparecida nº 275, no Jardim Vila Galvão); e no Terminal Urbano Pimentas (Estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira nº 4.494).

A programação do Dia D do Julho Amarelo terá ainda a “Caminhada Amarela”, que será promovida pela UBS Primavera, com partida do Clube dos Metalúrgicos (Parque Primavera), às 7h, bem como a “Quadrilha Amarela com o casamento da Hepa com o Tite”, na quadra da Academia da Saúde da UBS Cabuçu (rua Cabuçu nº 456), às 8h30.

No entanto, as ações de prevenção às Hepatites Virais se estendem até o final do mês. Nesse período, mais dois locais de grande público estão programados para receber a Campanha Fique Sabendo: Fácil Bom Clima (Avenida Bom Clima nº 49, no Paço Municipal), no dia 27, das 10h às 15h; e Quadra da UBS São Rafael (Rua Domingos de Abreu nº 216, no Jardim Galvão), no dia 28, das 8h às 12h.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas