Reaproveite as Férias trata do combate à poluição nos oceanos

Variedades

Na próxima quarta-feira (25), no condomínio de Interesse Social Nelson Rodrigues acontece mais uma edição do Reaproveite as Férias. Uma iniciativa da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Divisão de Mobilização Social e Gerência de Comunicação e Educação Ambiental do SAAE, que envolve crianças, jovens e adultos, na problemática ambiental. Na sexta-feira (27), será a vez do CEU Paraíso Alvorada.

Na última quinta-feira, dia 19, a atividade aconteceu no condomínio de Interesse Social Brisas, que fica na região do Pimentas, e contou com a participação de 50 pessoas, entre crianças e pais.

Essa edição contou com a estreia do teatro de fantoches Plásticos: o terror dos mares, em que os personagens são embalagens plásticas que pretendem dominar o mundo, por meio da poluição dos sete mares. Esse tema faz parte da campanha Mares Limpos, que a ONU Meio Ambiente escolheu para este ano e que busca mobilizar os setores da sociedade sobre a redução da produção e consumo excessivo de material plástico descartável, problema este que se não for solucionado, poderá ter como resultado até 2050, mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Além disso, as crianças brincaram com jogos de memória e dominó incentivando o uso consciente da água contra o desperdício, brincaram também com jogos que buscam despertar a colaboração ao invés da competição, tais como o vôlei de lençol, em que usam uma garrafa pet como bola e as crianças de forma colaborativa  jogam  garrafa para cima e depois para a outra equipe.

“Eu adorei. Achei bem significativa essa atividade para nossas crianças, elas se divertiram de forma educativa, são dessas ações que precisamos mais e mais!”, afirma, a síndica do condomínio Brisas, Sandra Cristina Torres.

Na oportunidade, o secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, comentou que o Reaproveite as Férias “é uma atividade que visa levar a temática do Programa Lixo Zero Guarulhos de forma prazerosa e lúdica para as crianças, para gerar reflexão sobre consumo e descarte correto dos resíduos que geramos todos os dias e por que acreditamos que brincando também se aprende”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *