16.9 C
Guarulhos
sábado, abril 20, 2024

Guarda Ambiental fiscaliza unidades de conservação e áreas de preservação

spot_img
spot_img

A Inspetoria de Patrulhamento Especializada Ambiental – conhecida como Guarda Ambiental, realiza patrulhamentos (rondas) para proteger e fiscalizar as unidades de conservação e áreas de preservação permanente da cidade. O objetivo é prevenir e reprimir ações criminosas contra o Meio Ambiente; além disso, a Guarda participa de ações de educação ambiental, por meio de palestras em eventos e escolas municipais.

De janeiro até o momento, a inspetoria atendeu cerca de 240 ocorrências, das quais 180 eram ligadas diretamente ao meio ambiente, sendo a maioria delas de captura de animais silvestres, num total de 119 ocorrências, seguido de infração/crime ambiental, com 29; e entrega voluntária de animais silvestres, com 18.

A Guarda Ambiental atua ativamente em todos os bairros da cidade, com destaque para os trabalhos realizados nas regiões de Bonsucesso, Lavras e Cabuçu, que possuem grandes áreas verdes e passam por inúmeras tentativas de invasão de terra.

A Guarda Civil Municipal conta com 777 guardas (GCMs), sendo que para fazer parte do efetivo da Ambiental, é necessário que o GCM possua cursos voltados à área de meio ambiente, como por exemplo, crimes ambientais ou Legislação Ambiental; além de concluir com êxito um estágio mínimo de dois meses na referida inspetoria.

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental tem uma importante atuação na preservação do meio ambiente, pois além do papel fiscalizador, atua também na prevenção, por meio de ações educativas.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas