19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Vereadores visitam e avaliam infraestrutura de conselhos tutelares

spot_img
spot_img

A Comissão Permanente dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Guarulhos reservou esta segunda-feira (20) para visitar os seis conselhos tutelares do Município, nas regiões do Centro, Taboão, Cumbica, Jardim São João, Bonsucesso e Pimentas. Os vereadores Toninho da Farmácia (PSD), Acácio Portella (PP) e Sergio Magnum (PEN) se dispuseram a conferir in loco denúncias de conselheiros de que as condições de trabalho naqueles locais deixam a desejar.

Os conselheiros identificaram diversas situações que corroboram com as críticas feitas pelos conselheiros. Falta de segurança, acessibilidade reduzida, material de escritório, de higiene e de limpeza escasso, telefones e equipamentos de informática quebrados, sinal de internet inexistente, bebedouro inoperante, veículos quebrados e caixas d’água sem manutenção foram alguns dos problemas encontrados. “Às vezes temos que pagar do próprio bolso alimentos para oferecer para crianças que atendemos passando fome”, relatou a conselheira Vanessa Santos Silva, assistente social no Centro.

A psicóloga Daniele Araújo, também do Centro, falou ainda da necessidade de se valorizarem as pessoas que trabalham nos conselhos. “Entre nossas reivindicações, está a possibilidade de fazer cursos que nos aprimorem como conselheiros tutelares”, explicou.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social Alex Viterale participou das visitas. Ele anotou as demandas de cada unidade e falou sobre as providências que a Prefeitura estava tomando em benefício de cada local. “Gostaríamos de resolver todos os problemas rapidamente, mas esbarramos em dificuldades financeiras”, lamentou Viterale. “Aos poucos, no entanto, estamos tentando sanar os pedidos que nos chegam para que as equipes tenham o mínimo de condições de trabalhar adequadamente”, afirmou.

Presidente da Comissão, o vereador Toninho da Farmácia lamentou as dificuldades enfrentadas diariamente pelos conselheiros: “A cidade é muito grande, precisamos de mais conselhos tutelares, além de melhorar sua infraestrutura e de pessoal para fazer este trabalho”, comentou. “Vamos preparar um relatório de nossa visita e, inicialmente, entregar para a Prefeitura para ver como o Executivo pode melhorar esta situação”, adiantou.

“Foi importante a presença do secretário Viterale, pois ele pôde conferir de perto os grandes e antigos problemas que pretendemos relatar à Prefeitura”, avaliou o vereador Sergio Magnum. Na opinião de Acácio Portella, o trabalho da Comissão neste assunto está apenas começando: “Vamos inicialmente relatar nossas impressões da situação dos conselhos e continuar acompanhando as providências que o Executivo tomará”, assegurou.
spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas