Saae colabora em oficina de mapeamento participativo do Novo Recreio

Noticia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos e a Universidade de São Paulo (USP) irão participar, nesta quarta-feira, 5 de setembro, da atividade “Olhares sobre o Novo Recreio”, projeto que apresentará o mapeamento participativo do bairro Novo Recreio e que foi desenvolvido com a ajuda dos jovens da comunidade.

O mapeamento participativo é um processo de produção de mapas cujo objetivo é demonstrar as particularidades de um território. Nele, podem estar contidos dados significativos em relação aos problemas sociais ou ambientais de uma determinada área.

A iniciativa é fruto de um trabalho de quase três meses realizado pela doutoranda em ciência ambiental da USP, Izabela Santos, como parte de sua tese de doutorado. Segundo ela, o evento é a concretização do trabalho desenvolvido em parceria com a ONG Clube das Mães e com adolescentes entre 14 e 16 anos da região do Novo Recreio.

“No dia 5 eles terão a oportunidade de apresentar uma maquete representativa do bairro. O mapeamento pode possibilitar aos jovens uma maior percepção crítica dos espaços onde vivem e até mesmo auxiliar na busca de soluções para as dificuldades da comunidade”.

O intuito da oficina é envolver toda a comunidade para que seja feito um diagnóstico mais preciso dos problemas ambientais da região e que, consequentemente, possa haver contribuição na esfera pública e no cotidiano das comunidades.

A atividade será aberta ao público e acontecerá das 14h às 16h30 na Escola Municipal Nazira Abbud Zanardi (Rua Santina, 214, Novo Recreio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *