Empreendedorismo no Brasil: um grande desafio

Colunas

Estamos nos aproximando das eleições e este é um ótimo momento para refletirmos e pensarmos nos problemas que temos por aqui e como iremos resolvê-los em longo prazo. A verdade é que não existe fórmula mágica, e se algum político estiver propondo uma solução milagrosa de que irá resolver tudo em apenas quatro anos desconfie. Para consertar tudo o que há de errado, este país precisa ser administrado exatamente como uma empresa. Cortando gastos desnecessários, desperdícios, privilégios, combatendo a corrupção e principalmente enxugando a máquina pública. Mas como a proposta desta coluna não é falar sobre política, e sim sobre temas ligados ao empreendedorismo, vamos direto ao assunto.

O novo presidente do Brasil terá como principal desafio livrar o país desta crise, que tem hoje mais de 13 milhões de desempregados. Muitas famílias ao perderem o trabalho foram para a o trabalho informal, haja vista tantas pessoas vendendo produtos nas ruas e faróis, e muitas delas perderam até a dignidade. Um dos grandes caminhos para tirar o país desta situação é fazer um trabalho de base, começando estimular o empreendedorismo nas escolas por todo o país.

No Brasil sempre fomos treinados desde pequenos a estudar para conseguir um bom emprego. Sinônimo de sucesso é passar num concurso público ou trabalhar numa Multinacional. As universidades formam ótimos profissionais, porém apesar de grandes habilidades técnicas poucos são empreendedores. Não me lembro de nenhum professor ter falado em sala de aula que um dia eu poderia ter o meu próprio negócio.

Está na hora de, a exemplo de países de primeiro mundo como os Estados Unidos, estimularmos na base a ideia de que é possível alçar voos mais altos, pensando fora da caixa. Assim nascerão novos produtos e serviços e consequentemente novas empresas e startups. E o índice de empregabilidade no Brasil não será apenas de responsabilidade dos governantes e sim de cada novo empreendedor estimulado a voar.

 

Ricardo de Oliveira Costa

Empresário e Jornalista

riccost@globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *