Desfile de 7 de setembro reúne mais de 14 mil pessoas em Guarulhos

Variedades

A comemoração do 196º dia da Independência do Brasil foi celebrada na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Paulo Faccini, encerrando a programação da Semana da Pátria 2018. O ato solene contou com a presença do prefeito Guti, do secretário da Secel, João Carlos Pannocchia, e demais autoridades do município.

Sob o tema: “Guarulhos: Nossos Bairros, Suas Histórias”, a comemoração foi acompanhada por mais de 14 mil pessoas em clima de festa e emoção. Realizado pela Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento ofereceu aos munícipes lindos desfiles, fanfarras e apresentações, que celebraram o patriotismo e deram uma amostra dos trabalhos desenvolvidos na cidade, evocando valores do bem e valorizando a diversidade que compõem a cultura local para celebrar a independência do país.

O Prefeito Guti falou sobre a importância da comemoração do dia da Independência do Brasil. “Nós sabemos o que essa data representa, é um momento de demonstrar o amor à pátria e a nossa cidade. Também é um momento de reflexão, em que precisamos entender que a pátria está acima de tudo e que devemos honrar com orgulho nossos antepassados. O espírito de civilidade e patriotismo tem que existir todos os dias, não apenas hoje; temos que fazer o melhor sempre. Me sinto muito agradecido e feliz por tantas pessoas estarem aqui. Quero agradecer em especial às crianças que vieram desfila para mostrar todo o censo de comunidade e patriotismo a todos nós”, celebra o Prefeito.

O Secretário da Secel, João Carlos Pannocchia, também destacou a beleza da festividade. “Esse é um momento das pessoas se unirem em torno daquilo que é mais importante para nós, que é a pátria que nos abriga. Devemos respeitá-la, valorizá-la e festejar esta data com alegria”.

O desfile contou ainda com a participação da Banda Marcial do Conservatório Municipal de Guarulhos, sob regência do maestro Marcelo Mendonça. Escolas públicas e particulares do município, CEUs, grupamento do Tiro de Guerra, da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, grupos, entidades e associações filantrópicas também participaram, além das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Desenvolvimento e Assistência Social, Transportes e Trânsito, Assuntos de Segurança Pública, de Políticas de Diversidade e de Políticas para as Mulheres.

Entre a multidão que acompanhou a grande festa na Paulo Faccini, a guarulhense Márcia Aparecida Ricce contou que assiste o desfile todos anos. “Quando pequenos, meus filhos sempre desfilavam e era emocionante vê-los na avenida. Hoje, é uma alegria muito grande poder prestigiar este lindo evento”, disse Márcia.

Já a munícipe Giovana Rodrigues, de 11 anos, conta que ficou impressionada com as acrobacias do Grupo de Ginástica Acrobática do CEU Paraíso-Alvorada (GIGGA) que passou pelo desfile. “Achei tudo perfeito, quero participar do desfile o ano que vem também, fazendo acrobacias. Ver o desfile me deixou muito feliz, por todas as coisas bonitas que eu assisti”.

Para garantir a segurança dos presentes, a Guarda Civil Municipal (GCM) operou com o reforço de vários agentes, que estiveram presentes ao longo de todo o percurso do desfile.

Semana da Pátria 2018

Durante a última semana, a programação que celebrou a Semana da Pátria 2018 promoveu ainda diversas ações descentralizadas realizadas no Bosque Maia, unidades escolares e CEUs da cidade.

Os eventos tiveram como tema, “Guarulhos: Nossos Bairros, Suas Histórias” para despertar nos cidadãos o sentido de pertencimento, amor e respeito por Guarulhos, que reforçou nesta edição a busca pela apropriação do conhecimento histórico da comunidade do entorno de cada um, resgatando também a importância histórica das comemorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *