Denúncia de descarte irregular em rede social gera apreensão de caminhão e multa de R$ 70 mil

Cidade

Em uma operação conjunta entre a Secretaria de Serviços Públicos (SSP) e a Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura de Guarulhos flagrou na quinta-feira (6), o descarte irregular de materiais na rua Axixa, Vila Galvão. O caminhão foi apreendido e o responsável pelo veículo, multado em mais de R$ 70 mil. Um grande aliado para deter esse crime ambiental está nas redes sociais, cuja denúncia possibilitou planejar e efetuar essa autuação.

A ação foi realizada com base em informações do Facebook e da sobreposição de imagens obtidas via satélite para determinação exata do local aonde a irregularidade vinha sendo praticada.  O flagrante ocorreu em menos de 24 horas após o recebimento da denúncia.

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana (SSP), Felipe Nagem, ressalta que a colaboração da população é muito importante para o combate ao descarte irregular. “Ainda que o fiscal não possa multar diretamente somente através de imagens, o material será analisado e poderá resultar em um processo investigativo com boas chances de flagrantes e punição ao infrator, o que acaba dissuadindo aqueles que pensam em transgredir a lei”.

Trabalho contínuo

Também no início deste mês, outros quatro  caminhões foram apreendidos, dois deles  na rua Dourado, Portal dos Gramados, por falta do Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documentos obrigatório para o transporte desse tipo de material no município, o terceiro por transitar sem cobertura para a carga, e um quarto veículo por descarte irregular de poda de árvore, no Jardim Adriana.

Em todos os casos, os veículos foram encaminhados ao pátio de apreensões utilizado pela Prefeitura, e só poderão ser retirados após o pagamento das multas, das diárias do local, e da regularização da documentação. A não apresentação dos documentos no prazo estipulado resultará em nova autuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *