A importância do perfil no mercado de trabalho

Colunas

Recentemente, presenciei uma situação na qual uma consumidora reclamava de uma funcionária, dizendo que ela não sorria e era muito fechada durante o atendimento. Dizia também que de certa forma ela era até grosseira. Curiosamente, procurando saber sobre a rotina desta funcionária soube que ela era exemplar no trabalho. Cumpria todas as suas obrigações, não se atrasava, tampouco faltava.

Aproveitei este pequeno e corriqueiro case para abordar um tema tão importante nas empresas e que muitas vezes é negligenciado: o recrutamento de funcionários.

Muito dos problemas dentro das organizações está diretamente ligados ao perfil dos seus colaboradores. Vemos, no dia-a-dia, pessoas no mercado de trabalho totalmente sem perfil para exercer a atividade na qual ela está inserida. Quantas vezes nos hospitais nos deparamos com pessoas frias e rudes tratando pacientes, nos quais deveria ser aplicado o principal remédio que é o carinho e o amor?  Pessoas em balcões de informações que ao menos olham nos rostos daqueles que precisam de ajuda?

Esses são apenas pequenos exemplos de muitas barbaridades que vemos por aí.

Para colocar uma empresa nos trilhos e obter um resultado de excelência o principal segredo é acertar na contratação dos colaboradores de acordo com o perfil que a função exige. Uma vez ouvi em um treinamento a frase: É preciso ter pressa para eliminar as ervas daninhas e muita calma e paciência para contratar. Ou seja, colocar a pessoa certa no lugar certo.

As empresas que entregam serviços com excelência têm como prática valorizar primeiro o perfil dos candidatos e depois suas qualidades técnicas. Pois estas podem ser ensinadas e treinadas, o que acaba sendo muito mais fácil do que mudar o jeito de uma pessoa. E o profissional que exerce uma função de acordo com o seu perfil trabalha mais leve, mais feliz e conseqüentemente entrega muito mais resultado do que aqueles que estão no trabalho apenas por dinheiro.

Ricardo de Oliveira Costa

Empresário e Jornalista

riccost@globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *