Prefeitura entrega 776 novos pontos de iluminação pública

Cidade

Chegar e sair de casa nas horas mais escuras do dia não é mais problema para milhares de guarulhenses. Em um ano e oito meses de trabalho, desde o início da atual gestão, 776 novos pontos de luz foram instalados em ruas e vielas de 49 bairros da cidade, por meio do programa Ilumina Guarulhos. Os números, fornecidos pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP), da Secretaria de Obras, são quase cinco vezes superiores ao realizado nos quatro anos gestão anterior.

Entre os endereços beneficiados está o loteamento Anita Garibaldi, região do Bonsucesso, cuja regularização fundiária foi realizada recentemente, e que recebeu mais de 165 pontos de iluminação, perfazendo mais de 5km de vias iluminadas. Os bairros Jardim Adriana e Jardins do Líbano aparecem logo após, com 75 e 70, novas luminárias, respectivamente. De acordo com o DIP, a escolha dos locais priorizados obedece a critérios técnicos: áreas regularizadas sem qualquer tipo de questionamento jurídico e antiguidade da demanda.

Moradores do Anita contam que a iluminação trouxe mais segurança e tranquilidade ao dia a dia. “Saio para trabalhar às 5h todo dia e agora estou bem mais sossegado porque dá pra ver a rua toda, mesmo estando bem escuro ainda. Ficou ótimo”, diz Francisco Lindomar, 45 anos, encarregado de açougue. A aposentada Antônia Pereira Alves, 73 anos, também relata que a segurança melhorou. “Aqui era muito escuro, muito perigoso para as pessoas que saem de madrugada para trabalhar, mas agora que tem iluminação está muito melhor”, diz a senhora que mora no bairro desde 2011.

Ampliação e modernização do parque de iluminação de Guarulhos estão entre os compromissos assumidos pela atual gestão, lembra o secretário de Obras, Marco Antônio Guimarães. “Levar iluminação pública a todas as regiões da cidade é um dos nossos principais objetivos e, apesar da precariedade de recursos que enfrentamos, estamos empenhando todos os esforços para levar este serviço essencial a todos os moradores da cidade”.

Em todos os locais foram utilizadas luminárias de vapor de sódio que já estavam disponíveis no estoque da Prefeitura. O trabalho é realizado pelo DIP e pela concessionária de energia elétrica EDP Bandeirante. A cidade possui mais de 65 mil pontos de iluminação pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *