Vigilância Municipal e Anvisa fazem capacitação no Aeroporto de Guarulhos

Cidade

Aproximadamente 180 comerciantes do ramo de alimentos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, participaram de uma capacitação sobre boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, nesta terça-feira (9).  A ação foi promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio da Vigilância Municipal, que enviou duas autoridades sanitárias para ministrar as palestras,  Fernanda Medeiros e Clara Takimoto.

Higienização das mãos, procedimentos adequados para a manipulação dos gêneros alimentícios, documentos exigidos nas inspeções sanitárias e contaminação cruzada – aquela que resulta do transporte de microrganismos de um alimento contaminado para outro, o que pode se dar por equipamentos e utensílios utilizados durante o preparo da alimentação, e até mesmo pelas mãos e vestuário –  foram os tópicos abordados pelas palestrantes.

Os temas foram reiterados pela representante da Anvisa, Wanda Fornaciari Augusto, que falou sobre a fiscalização sanitária de serviços de alimentação  no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A capacitação contou ainda com a participação da diretora do Departamento de Assuntos Aeroportuários da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Marcela Vaz. Ela apresentou o órgão que é responsável pela interlocução entre o Aeroporto e a Prefeitura de Guarulhos.

Na plateia estavam representantes de bares, lanchonetes e restaurantes do Aeroporto Internacional. “Essa ação conjunta com a Anvisa fortalece o trabalho preventivo, minimizando os riscos à saúde da população”, destacou a diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *