O caminho dos vencedores

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Ter um produto ou serviço de sucesso, que atraia o desejo ou atenda a necessidade do seu público alvo não é tarefa fácil. Ainda mais em tempo de crise econômica, no qual vemos um cenário de empresas digladiando-se em guerra de preços, que derrubam o mercado e levam muitas delas à falência.

As organizações que possuem maior participação de mercado seguem um padrão que agregam valor e tornam os seus produtos e serviços mais atrativos, que é a liderança em produtos, excelência operacional e relacionamento com o cliente.

Ter liderança em produtos é ter um diferencial competitivo. Oferecer ao consumidor o que a concorrência não oferece. É entregar um produto com valor percebido que surpreenda o cliente. Ou seja, entregar mais do que ele espera. Quem nunca teve uma experiência assim? Que no final de uma compra ou da realização de um serviço soltou até um “UAU!!!”.

A excelência operacional é ofertar um produto com preço justo e principalmente proporcionar o mínimo de inconveniência ao seu cliente. Aposto que você já viu pessoas abandonarem carrinhos cheios de mercadorias no supermercado, ao notarem que as filas estavam muito longas. O mantra de hoje é oferecer uma experiência de compra que atinja o coração do seu cliente. Mas para que você alcance isto a roda precisa girar perfeitamente, seus processos precisam ser sempre revistos para que seu público tenha cada vez mais prazer de visitá-lo novamente.

Por fim o relacionamento com o cliente. Hoje existem diversos softwares, conhecidos como SAP, para gerenciar o relacionamento com o público. E não é à toa que as empresas investem cada vez mais para entender os hábitos e comportamentos de compra dos consumidores, para lhes oferecer um atendimento cada vez mais customizado. E vale lembrar que as ações de pós-venda também corroboram para a satisfação dos clientes e criam vínculos duradouros.

Seguindo esta receita você estará trilhando um caminho certo em direção ao sucesso.

Ricardo de Oliveira Costa

Empresário e Jornalista

 

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