15.9 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

Na França, secretário de Desenvolvimento Econômico discute a implementação de VLT em Guarulhos

spot_img
spot_img

Em continuidade a missão internacional, por meio da qual percorre a Europa com o objetivo de conhecer experiências inovadoras e viabilizar o financiamento de novos projetos em Guarulhos, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, participou de agendas de trabalho em Lyon e Paris, na França, realizadas entre os dias 8 e 10 de novembro. A viagem atende aos convites da Agência Francesa de Investimento AFD, Consulado Francês e Frente Nacional de Prefeitos.

Na França, o foco é conhecer as experiências em mobilidade urbana, entre elas o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Durante os encontros com especialistas, autoridades governamentais e investidores franceses, Rodrigo Barros estreitou os laços com a Agência Francesa de Investimento, ressaltando a importância de financiamento para um estudo relacionado ao VLT em Guarulhos. “Nossa presença aqui é uma mostra de compromisso, dá a tranquilidade e a segurança necessárias para que a AFD invista em Guarulhos, financiando, por exemplo, o estudo de viabilidade do VLT em nossa cidade”, comenta Rodrigo Barros.

Também em Lyon, o secretário teve contato com legislações e mecanismos modernos usados pelas gestões locais para a implementação de Parcerias Público Privadas (PPPs) nas áreas de iluminação pública, água e esgoto e resíduos sólidos, além de mobilidade urbana. “A prefeitura de Rillieux-La-Pape, região metropolitana de Lyon, recentemente firmou uma PPP para modernizar seu parque de iluminação. Neste quesito vale ressaltar que Guarulhos está avançando também. Estamos lançando nosso edital de PPP que prevê a renovação total do parque de iluminação pública, ampliando ainda em 11% o número de pontos de iluminação da cidade e implementando a telegestão”, destaca o secretário.

Concluídos os compromissos em Paris e Lyon, a missão inicia sua jornada no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, a partir desta terça-feira (13). No evento, que segue até quinta-feira (15), Guarulhos se junta às 650 cidades mais modernas do mundo, participa de debates, visitas técnicas e troca de experiências sobre Transformação Digital, Ambiente Urbano, Mobilidade, Cidades Inclusivas e Compartilhadas, Governança e Finanças.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas