14.2 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

255 adolescentes realizam teste vocacional pelo Programa Trabalhando nas Escolas na última semana

spot_img
spot_img

O teste vocacional é um direcionamento que pode ajudar o jovem a descobrir qual profissão mais combina com o seu perfil e, por isso, é uma atividade presente em todas as ações do programa Trabalhando na Escola, iniciativa da Secretaria do Trabalho. Nos dias 12, 13 e 14 deste mês o programa atendeu 1.025 adolescentes das escolas estaduais Augusto Johanes Ferdinandus, Maria Helena Faria Lima e Cunha e Sebastiao Walter Fusco e destes, cerca de 250 realizaram o teste vocacional.

De acordo com Solange Pereira da Silva, Supervisora de Projetos da Universidade Cruzeiro do Sul, parceira responsável pela aplicação dos testes, os jovens estão se sentindo perdido em relação a qual profissão seguir. “O teste vocacional faz parte do Projeto Orienta. Até o momento levamos os testes para 15 escolas estaduais em parceria com a secretaria municipal do trabalho. Ele auxilia na escolha da área e formação do jovem no ensino superior. Apenas direcionamos o candidato para área correlata na qual ele se identifica. A recepção do jovem em relação a nossa atuação está sendo bem receptiva e acolhedora, estamos incentivando a participação com a premiação de um curso livre de capacitação na modalidade EAD (ensino a distância).

Além dos testes vocacionais, 520 alunos assistiram à palestras sobre autoestima, a importância do inglês e outras línguas no currículo, empreendedorismo, profissões do futuro, como se portar em uma entrevista de emprego e sobre o que é ser um estagiário e como concorrer a uma vaga de estagio remunerada. As empresas de estágios receberam 285 cadastros de jovens interessados em concorrer a uma vaga, e 106 carteiras profissionais foram emitidas. As empresas parceiras da Secretaria Municipal do Trabalho (Universidade Braz Cubas, Universidade Guarulhos, Universidade Brasil, Universidade Cruzeiro do Sul, Ellenco Estágios, Brilho Proprio Estágios, Ser Especial e Prepara Cursos) levaram seus stands com apresentações de projetos e cursos.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas