18.1 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura inaugura Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua

spot_img
spot_img

O prefeito Guti inaugurou no último sábado (8) – aniversário de Guarulhos -, uma unidade do Centro POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, localizado na Vila Progresso, e que entrou em funcionamento nesta segunda-feira (10). O equipamento garantirá a este público a realização de atividades de solidariedade, afetividade, respeito e convívio social, além de suprir suas necessidades de alimentação e higiene. A solenidade contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, da secretária-adjunta da Pasta, Cláudia Papotto, além de diretores e outras autoridades municipais.

Para o prefeito, o equipamento proporcionará dignidade e qualidade de vida às pessoas em situação de rua. “Sabemos que esta é uma situação transitória e precisamos incentivar esse recomeço. Por isso todo um esforço para oferecer conforto, alimentação de qualidade e condições para realização de higiene. O Centro Pop vai oferecer acolhimento e socialização aos que mais precisam”, comentou o prefeito.

De acordo com Viterale, o Centro Pop foi construído com adequações tipificadas pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e recomendações do Ministério do Desenvolvimento Social. “O Centro POP visa resgatar vínculos fragilizados dos usuários que se encontram em situação de rua por algum motivo (cultural, social ou econômico) e resgatar-lhes a dignidade”, afirmou o secretário.

Centro POP

O Centro POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua é uma unidade municipal da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua, representando espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Oferece atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social deste segmento.

O equipamento tem 220 metros quadrados, possui oito ambientes como refeitório, banheiro com chuveiros, sala de atendimento técnico e sala administrativa. Tem capacidade para atender 80 pessoas diariamente e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Serviço:

Centro POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Local: rua Salvador Gorgone, 3, Vila Progresso

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas