17.5 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

Prefeitura recebe novas viaturas para reforço da fiscalização dos serviços públicos

spot_img
spot_img

Os serviços de manutenção e de fiscalização das Secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e Obras foram reforçados com a aquisição de 16 novos veículos: 10 picapes, 4 carros de passeio e 2 caminhões. A cerimônia de entrega foi realizada na tarde desta quinta-feira (20), no Paço Municipal, no Bom Clima.

Durante a cerimônia, o prefeito Guti destacou a importância das viaturas para a inibição de atos de desrespeito e vandalismo direcionados aos patrimônios e vias de Guarulhos. “Infelizmente, muitas pessoas, até de fora da cidade, depredam e utilizam de maneira errada os espaços públicos, depositando lixos e resíduos nas ruas e poluindo o nosso meio ambiente, e nós temos o papel de coibir tais atitudes criando medidas e estratégias satisfatórias. Sabemos de nossas limitações e que existem diversas metas a serem alcançadas, a limpeza urbana é uma delas. Devemos fomentar medidas em prol da desobstrução dos espaços físicos principalmente agora nessa temporada de grandes chuvas”, afirmou Guti.

Os veículos entregues para a fiscalização foram adquiridos com recursos do Fundo Ambiental advindo de Termo de Compromisso Ambiental (TCA), em que são especificadas as atribuições condicionantes para compensação, recuperação ou adequação, que é assumido pelo proprietário quando causa algum ilícito ambiental.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, a entrega dos automóveis é a participação da gestão junto à sociedade. “Entregar as viaturas é nosso dever, sendo este um ato de grande responsabilidade na tentativa de estancar os crimes que ocorrem em Guarulhos, como o descarte irregular, por exemplo”, explicou. No início da semana, a SEMA já havia intensificado o trabalho com 40 roçadeiras e 12 motosserras novas, equipamentos fundamentais no processo de zeladoria da cidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Mario Harada, estas são as primeiras viaturas que a Pasta adquire em mais de 10 anos. “Está em curso um grande projeto de concessão dos serviços de iluminação pública por meio de parceria público-privada (PPP). A aquisição desses veículos está em linha com a importante missão de se acompanhar e fiscalizar o contrato adequadamente, o que é, por si só, um desafio. Guarulhos conta com mais de 2 mil km de vias iluminadas, de maneira que os veículos serão de fundamental importância para o bom andamento dos serviços”, salientou.

Na ocasião, também foi apresentada uma viatura aérea para o Corpo de Bombeiros totalmente revitalizada, com uma escada de 18 metros, doada pelo Governo do Estado de São Paulo. O órgão, por não dispor de equipamento próprio, precisava recorrer ao auxílio de municípios vizinhos. “Esta é uma ferramenta essencial que facilita nos trabalhos em grandes alturas, como incêndios e salvamento de pessoas em edificações elevadas, bem como no corte de árvores, que permite que a Corporação atue de maneira rápida e segura”, afirmou Jefferson de Mello, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Guarulhos.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas