16.9 C
Guarulhos
sábado, abril 20, 2024

Dia D do Janeiro Branco tem atividades voltadas para promoção da Cultura de Paz

spot_img
spot_img

Nesta sexta-feira (18), dia D do Janeiro Branco, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade intensificarão as ações de incentivo ao diálogo, respeito a diversidade, solidariedade, tolerância, reciprocidade e flexibilidade, além de outros temas, como sensibilização para prevenir situações que possam ameaçar os direitos humanos, bem como o bem-estar físico, mental e social.

A UBS Cecap, por exemplo, promoverá atividade lúdica por meio do “Cordel e abraço da Paz”, enquanto que o Ceresi (Centro de Referência  à Saúde do Idoso) promoverá o plantio de mudas de plantas simbolizando a paz e sua manutenção como forma de sensibilização para atitudes pacíficas, construtivas e sustentáveis.

A roda de conversa “Gentileza gera Gentileza” marcará a data na UBS Taboão. Da mesma forma, a UBS Acácio abordará o tema “Tolerância” e a UBS Água Azul fomentará a reflexão sobre intolerância racial e religiosa. A coordenadora do Programa Movimenta Saúde, Keila Costa, afirma que estas ações são importantes para estimular a cultura de paz no cotidiano. “Necessitamos de mudanças de paradigmas para a transformação social, e isso só é possível com o esforço de todos”, destacou.

Outras unidades como Soberana, Cabuçu e Carmela realizarão uma caminhada no entorno, no período da manhã, para incentivar a prática regular da atividade física e suscitar a promoção da cultura de paz e não violência no território. Na UBS Inocoop, a Guarda Civil Municipal participará da programação com a apresentação dos cães de seu canil, que aproximam o agente de segurança da comunidade, gerando confiança e fortalecimento dos vínculos com a população.

Já as UBS Cummins e Uirapuru utilizarão o recurso audiovisual para proporcionar reflexão sobre o tema aos usuários. Enquanto uma exibirá vídeo sobre a resolução de conflitos a partir do diálogo e do amor, a outra, respectivamente, apresentará o documentário “O que é cultura de paz?”. Segundo Keila, a informação é uma  ferramenta fundamental para revisão de valores na perspectiva do exercício da cidadania. Para participar das ações do Janeiro Branco, basta procurar uma unidade de saúde.

Cultura de Paz e Saúde Pública

De acordo com o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Promoção da Saúde está intrinsecamente ligada à Cultura de Paz, na medida em que visa à promoção da equidade e da melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde, decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas