21.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Endomarketing

spot_img
spot_img

Já conheceram alguém que pediu demissão do trabalho mesmo sabendo que havia uma crise no mercado?

Ou que não se sentem motivados no trabalho?

Quais são os motivos que os levam a fazer isso?

Investir em um colaborador e perde-lo sem um motivo aparente poderá ser uma grande desvantagem para a empresa.

Como combater esse mal?

Há muitas empresas que investem em produção, tecnologias, procura sempre melhorar o processo de trabalho visando continuar competitiva. Busca sempre estar a frente da concorrência mas acaba esquecendo de investir no maior e melhor recurso que todas e qualquer empresa pode ter que são as pessoas. Pessoas precisam ser motivadas.

Mas o que seria motivação?

Durante minhas palestras já ouvi que motivação é:

Ser feliz, conquistar aquilo que deseja, superar obstaculos, acreditar sempre em sí proprio, acreditar em seus sonhos, enxergar o mundo com outros olhos, é ter um bom casamento, filhos para cuidar.

Poderia dizer que todas respostas estão certas?

Vamos ver:

Por qual motivo me sinto feliz?

Devemos lembrar que felicidade é uma escolha pessoal, uma sensação de bem estar, é estar satisfeito com aquilo que tem. A melhor definição de felicidade que já vi é que: “Felicidade é a forma que ando pelo caminho, não o destino final.”

Conquistei meus sonhos e superei meus obstáculos, posso me desmotivar agora que tenho?

Sou divorciado e por este motivo não poderia estar motivado?

Se a pessoa for solteira, ou não tiver filhos jamais se motivará com algo?

Mas estamos falando do mundo corporativo, esses fatores são pessoais.     ERRADO.

Já ouviram falar no efeito cascata?

Ele pode ser positivo ou negativo. Se existe algo desmotivando a equipe descubra logo e inverta, motive sua equipe, dê segurança aos colaboradores e certamente os verá dando o seu melhor.

A satisfação pessoal anda lado-a-lado com a vida profissional, um sempre dependerá do outro em tudo. Busque uma forma de se comunicar com os colaboradores, troque informações, faça-os entender que é importante o seu bem estar dentro da empresa, e que seu papel é tem grande impacto. Venho dizendo sempre que a comunicação é fundamental em qualquer ambiente

Um dado apresentado pela GPTW, é que apesar da economia brasileira ter tido uma queda de aproximadamente 3,8% do PIB em 2015, em algumas empresas tiveram um aumento de 14% de aumento no lucro e no faturamento no mesmo período.

Esse dado mostrou que a saúde da empresa está totalmente interligada a satisfação do colaborador.

Como agir, como atingir a Eficácia?

Se uma pessoa está com a cabeça boa mas com os braços e pernas engessadas não poderá produzir nada por mais que queira ou saiba fazer. Portanto, há uma grande necessidade em cuidar dessa pessoa, dar o tratamento adequado ao problema que ela tem.

No intuito de diminuir o impacto negativo dentro das empresas, há ferramentas que poderiam ser utilizadas por seus gestores que poderiam identificar os problemas existentes e estimular o colaborador a manter seu trabalho com mais eficiência, e mais, mantendo a efetividade do trabalho. Uma delas seria identificar a abordagem realizada por seus lideres e sua postura frente aos problemas existentes. Em todas empresas que visitei sempre há desafios, e cabe ao líder a coleta de dados e transformar esses dados em informações para toda equipe. O líder não trabalha somente com sua equipe, mas também para sua equipe que através de um brainstorming consegue obter novas ideias sugeridas pela própria equipe dividindo a responsabilidade do trabalho deputando após ouvi-los. Ou seja, realizar um trabalho de Marketing interno poderá evitar transtornos futuros.

Como podemos observar, ser líder é simples. Sabendo ouvir, dialogando e participando a todos das decisões traria o colaborador para perto do líder, proporcionando que este traga sempre novas ideias ao grupo que tornará o trabalho em equipe cada vez mais agradável.

Como podemos observar, a motivação certa e persistência todo e qualquer trabalho poderá ser realizado de forma agradável.

 

Prof. Marcio Sobrinho

Professor e Administrador

Especialista em Desenvolvimento Pessoal

CRA – SP n° 141574

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas