Planejamento – Ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa.

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Salão de Beleza é uma empresa e deve ser tratada como tal. Para isso também precisa ter um planejamento.

Quem quer abrir um negócio nessa área ou mesmo quem já tem e ainda não fez seu planejamento, precisa o quanto antes elaborar para alcançar o sucesso.

O primeiro passo é a definição da missão da sua empresa. Ou seja, o porquê sua empresa vai existir,  que produtos ou serviços vai oferecer e para quem vai direcionar seu produto ou serviço, qual será seu público.

É essencial nesse momento de planejamento definir a visão, onde sua empresa quer estar daqui a 2 anos, 5 anos ou 10 anos.

Para que eu possa definir que caminho seguir, preciso ter claro em minha mente qual destino quero chegar. Por exemplo – se estou em Guarulhos e quero chegar na Cidade de Santos por exemplo, posso pegar a Via Dutra em direção à São Paulo. Lá na frente vou definir se vou pela Rodovia Anchieta ou pela Rodovia dos Imigrantes. Mas para essa decisão eu primeiro precisei definir onde quero chegar. No mundo empresarial, chamamos isso de visão.

Nesse primeiro passo do planejamento tenho que definir também os valores, ou seja quais são os padrões de comportamento e atitudes que devem existir nos relacionamentos da empresa com seus profissionais, fornecedor e clientes. Por exemplo, ética, comprometimento, responsabilidade, sustentabilidade, entre outros.

Além de traçar esses três itens – Missão, Visão e Valores, é imprescindível que isso seja comunicado aos seus profissionais.

Canso e ouvir empresários dizerem que seus funcionários não “vestem a camisa a empresa”. Mas.. qual a “camisa da sua empresa”?

Se o seu profissional não sabe o porquê sua empresa existe, onde ela quer chegar ou o que é esperado do comportamento dele, como pode “vestir a camisa” e defender sua empresa?

A primeira coisa que todo garoto ganha de um pai fanático por futebol é a camisa do seu time do coração. Além de ter orgulho de vestir a camisa, o pai sempre quer que seu filho tenha o mesmo orgulho e passa para o filho os valores desse time, no que ele acredita, os títulos que quer ganhar, toda sua garra e história. Porque não fazer o mesmo pela sua empresa?

Depois disso, é primordial que você conheça muito bem quem é seu cliente.

Quem é seu cliente?

Na maioria homem ou mulher?

Qual sua faixa etária?

Qual sua renda mensal?

O que seu cliente lê?

O que ele ouve?

O que é mais importante para seu cliente?

Qual problema do seu cliente você irá resolver?

A definição do público pode parecer para muitos que limita o raio de ação. Mas essa definição é essencial quando queremos definir um bom planejamento de marketing.

Por exemplo – quero trabalhar com público masculino, logo, não vou fazer um anúncio em uma revista feminina.

Quando define um público, a empresa está apenas direcionando seus serviços, seu planejamento de marketing, financeiro e de recursos humanos.

Não significa que vou me recusar a atender a quem não se encaixa na definição, apenas que o direcionamento do planejamento é outro.

Se a definição do meu público mostrar que quero atender a mulheres de 25 a 45 anos, não significa que ao entrar uma mulher de 80 anos em meu salão eu não vou atender. Significa apenas que no meu planejamento, vou ofertar produtos e serviços direcionados para o público que eu defini.

Tudo isso é essencial para que você faça um bom marketing, investindo de maneira assertiva para ter um excelente resultado.

Mas isso já é assunto para nossa próxima matéria!

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Youtube – Giovana Quini

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