Guarulhos apresenta saldo positivo na geração de empregos formais em 2018

Cidade

Em 2018, Guarulhos apresentou um estoque de 3.802 vínculos com carteira assinada. Neste período, as movimentações alcançaram 105.777 demissões e 109.579 admissões, mostrando que as contratações superaram o número de demissões no município. É o maior saldo desde 2014, em que o número de geração de empregos foi de 5.398, já que em 2015, Guarulhos perdeu cerca de 21.315 vínculos formais e nos anos seguintes não conseguiu recuperar um saldo positivo. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal do Trabalho, por meio da 13ª edição do Relatório Conjuntural do Mercado de Trabalho.

Os números contemplam tanto homens quanto para mulheres, com 2.116 e 1.312 vagas respectivamente. Para os jovens aprendizes, a evolução foi de 201 para aqueles de sexo masculino e de 173 para aquelas de sexo feminino. Além disso, os dados mostram que no período analisado, seguindo a classificação de setores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de serviços destacou-se com o saldo positivo de 4.311 vínculos formais e o comércio teve um incremento de 967 contratações formais. Estes dados apresentam os números de movimentação, ou seja, a média de admitidos e demitidos nos doze meses do ano.

Já para os jovens aprendizes, em 2018, foi verificado que 3.286 novas pessoas foram admitidas por meio do programa, sendo o setor de serviços o que apresentou maior número de contratações, com 1.490.

O documento também apresenta os números de contratações por faixa etária, média de horas semanais, movimentações por escolaridade, dados completos sobre o programa Jovem Aprendiz, entre outros.

O Relatório Conjuntural do Mercado de Trabalho é constituído com base nos dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e tem como objetivo oferecer indicadores próximos à realidade a fim de subsidiar políticas públicas de geração de emprego e renda por meio da análise de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *