Palestra capacita servidores para reconhecimento de riscos naturais

Cidade

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) reuniu, nesta terça-feira (13), no Teatro Adamastor, cerca de 50 servidores de diversos setores do município para participar da palestra sobre riscos geológicos, ministrada pelo geólogo e pesquisador científico do Instituto Geológico Dr. Jair Santoro. A apresentação contemplou conceitos básicos para o reconhecimento de cenários da natureza que apresentam perigos potenciais à vida e noções de procedimentos para a redução de riscos.

Segundo o geólogo, há nove passos que devem ser observados para um roteiro de ação, a fim de compreender da melhor maneira a ocorrência em análise: dados gerais sobre a moradia; caracterização do local; concentração de água; vegetação no talude ou proximidades; sinais de movimentação; tipos de processos de instabilização esperados ou já ocorridos; determinação do grau de risco; necessidade de remoção de famílias e construções do local; e informações extras como o desenho ou planta da área.

“Precisamos sempre pensar no depois, na possível situação posterior. Mesmo que um deslizamento não atinja casas, precisamos saber se as pessoas podem ou não continuar em suas residências, se há estabilidade. Não é apenas o processo em si, aquele momento, existe a questão que fica sobre o futuro”, explica.

Santoro é mestre e doutor em Geociências na área de Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista. Ao longo de sua carreira, passou por diversos municípios, como Rio de Janeiro, Cubatão, Ilhabela e Santa Catarina. Uma de suas últimas missões foi o atendimento da tragédia em Brumadinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *