21.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Guarulhos supera meta prevista pelo programa Nacional de imunização

spot_img
spot_img

Guarulhos atingiu a meta de 95% na cobertura vacinal em 2018, de quatro vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para crianças de zero a um ano de idade: Pneumococica 10 Valente (contra doenças  causadas pelo Pneumococo); SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola); Poliomielite (contra paralisia infantil) e Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche,  hepatite B e infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b).

De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, o município alcançou 95,63% de cobertura vacinal da Pneumocócica 10 Valente; 95,05% na SCR; 95,08% na Poliomielite e 95,06% na Pentavalente. Segundo a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, a superação das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde e pactuadas entre as demais esferas da federação é resultado de um esforço conjunto dos departamentos de Vigilância em Saúde e Assistência Integral à Saúde (Dais).

“O mérito é de todos: dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fizeram busca ativa no território para vacinar quem estava em atraso com as doses do calendário; dos técnicos da vigilância, que capacitaram as equipes das UBS; dos trabalhadores que digitaram as vacinas no sistema; e também daqueles que fizeram o transporte dos imunobiológicos. Foi um verdadeiro trabalho de equipe que nos possibilitou conquistar um índice de imunização de primeiro mundo”, comemorou a secretária.

Desde 2015, o município não alcançava a meta de cobertura vacinal dessas quatro doses simultaneamente, conforme pactuação interfederativa entre estados e municípios, dentro do chamado SISPACTO, sistema de informação do Ministério da Saúde. A ferramenta tem por objetivo facilitar o monitoramento e o pacto do rol de diretrizes, metas e indicadores das prioridades nacionais em saúde.

As coberturas vacinais da Pentavalente nos anos anteriores foram de 85,75% em 2017 e 87,01% em 2016; da Pneumocócica 10 Valente 90,37% (2017) e 92,59% (2016); Poliomielite 85,69% (2017) e 81,51% (2016); e da SCR 84,86% (2017) e 85,51% (2016).

“Mesmo com um excelente resultado, é importante que a população siga o calendário nacional de vacinação, inclusive jovens, adultos e idosos, pois além de proteção pessoal, a vacinação traz também benefícios para toda a comunidade. É o meio mais seguro e eficaz para prevenir determinadas doenças”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas