Alunos das escolas da Prefeitura têm curso sobre prevenção ao uso de drogas

Cidade

Prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes é um dos temas abordados pela Secretaria de Educação e da Guarda Civil Municipal (GCM), através do trabalho desenvolvido pela equipe do Guard (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas), nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Em algumas semanas, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que participam da formação oferecida pela equipe receberão os certificados de qualificação no programa. Ao todo, a formação acontece ao longo de 12 encontros, com 1 hora de duração semanal, sempre no período de aula dos estudantes.

As formações acontecem em 15 unidades escolares: Profª Jeannette Beauchamp, Graciliano Ramos, Paulo Autran, Nelson de Andrade, Sebastião Luiz da Fonseca, Capitão Gabriel, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim, Amador Bueno, Anselmo Duarte, Dolores Gilabel Hernandes Pompeo, Tia Nastácia, Antônio Gonçalves Dias e Giovanni Angelini.

“Nós acreditamos que a prevenção é a melhor iniciativa, pois somente por meio de informação e orientação elas poderão seguir o caminho do bem e dizer não às drogas e à violência. Essa parceria com os instrutores tem dado muito certo e as crianças sentem carinho especial por toda equipe da Guard”, elogia Zuleica de Moraes Alves, que era coordenadora pedagógica da unidade e hoje atua no Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretária de Educação.

Para o ex-aluno Jonathan Ferreira dos Santos, que atualmente trabalha como servidor da Secretaria de Educação, a Guard tem um papel muito importante na sua vida e na formação de pessoas. “Os ensinamentos que foram passados pelos instrutores sempre ficarão na minha memória, as experiências que eles contavam sobre pessoas que se envolveram com as drogas e quanto prejudicaram suas vidas fazem parte da construção do meu caráter”.

Guard Guarulhos

Criado em 2006, o projeto inicialmente atendeu aos filhos de guardas-civis municipais, num total de 44 crianças. A ideia surgiu após capacitação de GCMs junto ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No início eram somente as escolas municipais, a partir de 2008, o trabalho foi ampliado para as escolas estaduais também. O Guard Guarulhos é considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como um dos principais programas preventivos em escolas.

O programa é coordenado pelo Guarda Civil e pedagogo Washington Luiz de Santana, reconhecido pela polícia militar e pela Liga Da Prevenção como um dos melhores gestores em trabalho pedagógico nas escolas do Brasil.

Para Washington é uma alegria fazer parte desse projeto que já possui 12 anos de história: “Agradecemos a todos que contribuem para fortalecer esse projeto de prevenção às drogas e a violência escolar. Ao nosso prefeito Guti, nossos secretários de Segurança e Educação e a todos os alunos que iniciaram o curso nesse ano”, agradece o coordenador.

O Programa educacional já beneficiou mais de 250 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos com palestras e cursos socioeducativos e preventivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *