15.9 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

Mutirão de Coleta do Papanicolau atende mais de 5 mil mulheres

spot_img
spot_img

A Secretaria de Saúde realizou 5.091 exames de prevenção do câncer de colo de útero somente neste sábado (9), no 4° Mutirão para Coleta de Papanicolau que, desta vez, foi promovido em comemoração ao mês da mulher. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram das 8 às 16h para prestar o atendimento às mulheres, independente de idade, agendamento prévio ou pedido médico.

As UBS que mais efetuaram exames foram: Jandaia (173), Jurema (170), Soberana (157), Vila Rio (154), Morros (149), Cidade Martins (143), Nova Bonsucesso (132), Dona Luiza (130) e Tranquilidade (129). Quando o resultado estiver pronto, as mulheres serão convocadas novamente para comparecer às UBS. Aquelas que apresentarem alterações serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento na rede municipal de Saúde.

O objetivo do mutirão é intensificar a coleta do exame preventivo, a fim de detectar precocemente lesões precursoras que não causam sintomas e antecedem o aparecimento do câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. No entanto, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%. Por isso é importante a realização periódica do Papanicolau.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas