Cuidados básicos no atendimento ao cliente

Colunas

Em qualquer empreendimento, o atendimento ao cliente deve ser uma preocupação constante. Já viram alguma empresa sem cliente? Então precisamos cuidar bem deles, pois são a razão da existência e a manutenção da sobrevivência da empresa. Precisamos ter cuidados básicos e essenciais com o atendimento ao cliente.

Em primeiro lugar, é essencial que se conheça o seu cliente. Como podemos conversar e atender às necessidades do cliente sem conhecê-lo? Precisamos saber o que o cliente lê, o que ele ouve, como ele gosta de ser tratado, quais são as suas necessidades.

Atender ao cliente requer cuidado e atenção. Por exemplo, conhecendo o perfil do cliente, sabemos entre outras coisas, o estilo musical que mais o agrada e a música ambiente será escolhida levando em conta essa preferência.

O segundo cuidado que devemos ter no atendimento ao cliente é em relação ao produto ou serviço que você oferece ao cliente. Conhecer bem o produto ou serviço, nos leva a conduzir o cliente à melhor decisão.

Por exemplo, se você tem em sua lista, dois tratamentos distintos para cabelos loiros, Um deles é mais caro e exige uma dedicação maior da cliente na utilização dos produtos. O outro tratamento tem um valor mais acessível e é mais prático em sua utilização. Ao chegar em seu estabelecimento uma cliente que apresenta uma vida mais corrida, com compromissos com trabalho, estudo, família e reclama do tempo necessário para os cuidados com seu cabelo loiro, poderá ter sua necessidade atendida com o segundo tratamento. Mas para isso, precisamos conhecer muito bem o produto ou serviço ofertado e o cliente que está sendo atendido.

O terceiro cuidado que devemos ter no atendimento ao cliente é preparar os profissionais para esse atendimento. Hoje o cliente está cada vez mais carente, precisando de atenção, carinho, mas sempre com muito profissionalismo. Os estabelecimentos da área da beleza devem a cada dia mais se profissionalizar, se enxergar como uma empresa. E como tal, a equipe deve ser treinada para receber e atender ao cliente.

Receber o cliente sempre com um sorriso no rosto, ouvindo o que o cliente precisa, dando atenção à sua necessidade. Quando paramos para prestar atenção no cliente, aprendemos a cada dia. E para que a equipe possa ter essa atenção, ela precisa ser treinada para isso.

Existe uma linha tênue entre o atendimento atencioso e cordial e a invasão da privacidade do cliente. Infelizmente vejo muitos profissionais se acharem “amigos” dos clientes e começarem a ser invasivos, dando conselhos, sugestões nos problemas pessoais dos clientes, muitas vezes até escolhendo os esmaltes ou a cor do cabelo que o cliente deve ter.

O constante treinamento da equipe evita esses momentos indelicados que podem afastar o cliente. O bom atendimento deve ser atencioso e cordial sim, mas com profissionalismo.

Enfim, podemos enumerar como quarto cuidado no atendimento ao cliente, a apresentação do espaço e da equipe. Manter um ambiente limpo e organizado faz parte do bom atendimento. Mostra atenção e preocupação com o bem estar do cliente.

Quando um cliente observa uma equipe uniformizada, tem a imagem de uma equipe profissional. A imagem comunica muito e uma imagem professional transmite segurança ao cliente, logo, faz parte do bom atendimento.

Profa. Ms. Giovana Quini

Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *