Neste Dia Mundial da Água, Guarulhos tem muito a comemorar

Cidade
Guarulhos começa a reparar neste ano um atraso histórico, que se arrasta há décadas, ao atingir a meta de abastecimento de água diário e ininterrupto a 60% da sua população, o equivalente a 800 mil habitantes, caminhando a passos largos para chegar até o final de 2019 com água todos os dias e toda hora em 100% do território guarulhense. São dados recebidos com alegria por nós, moradores, considerando que até o último mês de dezembro o município convivia com sistema de rodízio, quando 80% da população se sujeitava ao esquema de distribuição de água em dias alternados.
Tratava-se de uma situação vexatória, que em nada condiz com o perfil e potencial da cidade, hoje o 12° PIB do Brasil e maior não capital do País. Nesta sexta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, momento especial para discutir mecanismos para conter a escassez desse precioso recurso natural, Guarulhos comemora importantes conquistas não apenas no abastecimento, mas também no tratamento de esgoto.
Esses avanços somente foram possíveis após uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Sabesp, uma das maiores companhias de abastecimento de água e saneamento básico do mundo, presente em pelo menos 360 municípios do Estado, que vem transformando a realidade da cidade. Em menos de 100 dias, o abastecimento foi normalizado em cerca de 30 bairros, entre eles: Centro, Vila Galvão, Parque Continental IV e V, Vila Augusta, Ponte Grande, Itapegica, Gopoúva, Bom Clima, Cocaia, Jardim Tranquilidade, Parque Renato Maia, Jardim Paraventi, Picanço, Cidade Aracília, Bonsucesso, Jardim Bela Vista, Taboão, Cidade Seródio, Conjunto Haroldo Veloso, Vila Barros, Jardim São Paulo, Jardim Santa Cecilia, Vila Rio de Janeiro, Vila Fátima, Macedo e Vila Moreira.
Até o fim do ano, a cidade terá abastecimento integral e parte significativa de seu esgoto tratado, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos seus habitantes. Como parte da nossa responsabilidade, a ampliação da distribuição de água vem acompanhada de uma série de outras ações que versam sobre a economia e uso racional em casa, nas escolas, nas empresas e em repartições públicas a fim de conscientizar sobre a necessidade de preservação desse recurso que já é escasso em muitos territórios. Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no último dia 18, aponta que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 4 bilhões não têm acesso a esgoto sanitário.
Como filho da cidade tenho orgulho em assistir a esse progresso e participar, como gestor público, desse momento de transição, liderando uma agenda positiva, pautada em desenvolvimento e inovação. Assim, Guarulhos vem ganhando protagonismo no cenário nacional, que a tornará um verdadeiro polo de investimento, geração de emprego, renda e qualidade vida. Desta forma, o melhor presente nesta data à população só poderia ser mais água para todos.
*Gustavo Henric Costa, Guti, é prefeito da cidade de Guarulhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *