Profissionais da saúde têm aula sobre a temática étnico-racial

Noticia

Nesta terça-feira (26) a equipe da Subsecretaria da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria da Saúde, levou sua atividade de formação para profissionais da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Mental.

A ação se insere no Programa de Formação na Temática Étnico-Racial e Migração, que visa oferecer subsídios teóricos nas temáticas da população negra, indígenas, ciganos e migrantes para servidores(as), profissionais e estudantes, de modo que possam ter uma prática profissional comprometida com a redução das desigualdades raciais.

Realizada na Escola SUS, a atividade teve duração de seis horas e levou a proposta de discussão a respeito das relações étnico-raciais, sua construção sócio-histórica e também de quais maneiras o imaginário construído sobre as ditas “minorias” podem impactar a atuação dos profissionais de saúde.

No período da manhã, o grupo composto por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, serviço social, psicologia, odontologia e nutrição teve a oportunidade de refletir sobre estereótipos impregnados no senso comum, mensagens que em geral depreciam a população negra, indígena, cigana e migrantes. Conceitos como raça, racismo, discriminação, cultura e preconceito puderam ser debatidos. Fechando a manhã, o tema migração foi trazido para a discussão, ressaltando como está presente em nosso país e também na história de cada um de nós.

A discussão específica sobre os povos indígenas, ciganos, o resgate histórico da presença negra no Brasil e os indicadores de saúde da população negra foram abordados no período da tarde, buscando aprofundar as reflexões desenvolvidas ao longo de todo o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *