Prefeitura promove o Abril Vermelho dedicado à saúde universal

Destaque Variedades

“Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, esse é o tema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril, e também tema do Abril Vermelho. Nesta data, as duas instituições internacionais chamam a atenção para a importância da saúde universal – que significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso a serviços integrais de qualidade, bem como os cuidados, quando e onde precisarem.

Nesse sentido, para a abertura do Abril Vermelho, a Secretaria de Saúde realizará o I Seminário em Promoção da Saúde, no próximo dia 9 (terça-feira), das 8 às 12h, no Salão de Artes do Adamastor Centro, localizado na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. O objetivo é promover espaços ampliados de reflexão sobre os determinantes socioambientais da saúde e práticas que reafirmam o direito à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades

O evento, promovido pelos departamentos de Assistência Integral à Saúde e Vigilância em Saúde, terá início com café saudável de boas vindas e exposição dos trabalhos desenvolvidos nos serviços de saúde no contexto da promoção da saúde, às 8h. A abertura oficial está marcada para as 8h30. Às 9h, haverá palestra “Educação e Formação: um desafio permanente no SUS”, ministrada pelo professor do Departamento de Odontologia Social da USP e especialista em odontologia e saúde coletiva, Celso Zilbovicius.

Em seguida, o educador físico e especialista em saúde da família, Jonas Mendonça Santana, discorrerá sobre as condições de vida e de saúde no território. Às 10h10, Keila Costa, coordenadora do Movimenta Saúde falará sobre o programa como Estratégia Promotora de Saúde em Guarulhos e, na sequência, representantes do Centro de Controle de Zoonoses e das quatro regiões de saúde (Centro, Cantareira, São João / Bonsucesso e Pimentas/ Cumbica) apresentarão as experiências exitosas realizadas em seus respectivos territórios.

O Seminário é aberto ao público geral. Mas tem como público-alvo os profissionais da Saúde, da Educação e de áreas afins; conselheiros de saúde e estudantes. Inclusive, aos estudantes que participarem será concedida declaração de atividade complementar.

Dia D

O Dia D deste mês será no próximo dia 12 (sexta-feira), quando as ações de promoção da saúde e prevenção de agravos relacionadas ao tema do mês, “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, serão intensificadas nos serviços de saúde. Além disso, haverá também a II Corrida Movimenta Saúde em parceria com a K10, que será realizada neste domingo (7), às 7h20, no Bosque Maia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *