Movimenta Saúde participa de fórum sobre promoção da atividade física para a população

Esporte

O Programa Movimenta Saúde representou Guarulhos no XVI Fórum de Boas Práticas na Promoção da Atividade Física para a População, na manhã desta terça-feira (2), na Associação Paulista de Medicina (APM). O objetivo do evento é socializar as atividades físicas executadas no Estado de São Paulo, por meio do Programa Agita São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

Na oportunidade, profissionais das áreas da saúde, sociais e afins de diferentes setores da sociedade (instituições governamentais, não governamentais, da sociedade civil organizada e empresas privadas) apresentaram experiências exitosas no âmbito da promoção da atividade física. Foram apresentados exemplos reais e concretos de como é possível realizar boas ações no campo das intervenções sociais em prol de uma melhor saúde e qualidade de vida da população, com poucos recursos e muita boa vontade e disposição, como bem descreve o Membro do Comitê idealizador do Programa Agita São Paulo, Luis Carlos de Oliveira, no compilado das ações inscritas para este Fórum.

O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996 para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa, recomendando que todo cidadão acumule pelo menos 30 minutos de atividade física ao dia, os “30 minutos que fazem a diferença”. A Secretaria de Saúde passou a fazer parte do programa em março deste ano, com o intuito de fortalecer o eixo de Atividades Físicas e de Práticas Corporais do Programa Movimenta Saúde.

Movimento Saúde

Segundo a coordenadora do Movimenta Saúde, Keila Costa, a adesão ao Agita São Paulo permite socializar com o Estado, as atividades físicas e práticas corporais que são desenvolvidas em diferentes horários e espaços do território. “Com isso estamos dando visibilidade ao trabalho realizado pelos profissionais de educação física da Academia da Saúde, dos Ambulatórios de Especialidades e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e Atenção Básica (AB), que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de alongamentos, caminhadas, trilhas, circuitos funcionais, danças, jogos e ginástica”, explicou.

Com todos os educadores físicos reunidos para organizarem sua participação na II Corrida Movimenta Saúde Guarulhos, que será realizada pela K10 Marketing Esportivo, em parceria com a Secretaria de Saúde, no domingo (7), o programa foi apresentado pela gerentes da UBS Vila Galvão, Juliana de Melo e pela gerente da UBS Novo Recreio, Elisangela Eliene Medeiros Rodrigues. Para elas a experiência de participar do Fórum foi muito enriquecedora. “Engloba bem o que Guarulhos vem realizando. Sentimos que estamos bem avançados e, que apesar do município ter uma população grande, estamos trilhando o caminho certo”, afirmou Juliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *