Quem conhece minha trajetória, já sabe da importância que dou à imagem e postura profissional. Nos últimos anos inclusive, mudei bastante minha imagem, pensando na minha atuação profissional.
O cliente, quando busca uma empresa para comprar um produto ou serviço, espera ser atendido da melhor forma possível e isso inclui, rapidez, segurança, qualidade, preço justo e sim, uma postura e uma imagem profissional por parte de quem atende.
Ao entrar em um estabelecimento e observar toda uma equipe uniformizada, qualquer um tem a impressão de estar entrando em uma empresa. Agora, se observar um grupo de atendentes, cada um com um estilo e cor de roupa, sem nenhuma identificação, o cliente não sabe nem ao certo para quem pedir ajuda, a quem se reportar.
A imagem do profissional é a primeira comunicação que ele terá com seu cliente, então é essencial que este profissional esteja limpo e arrumado. Os cuidados básicos com sua imagem são fundamentais para transmitir segurança ao seu cliente, mostrar a ele que está sendo atendido por um profissional!
Quando falamos em imagem, nos referimos à roupa, sapato, cabelo, maquiagem, perfume… Por exemplo, se você vende sapatos e seu cliente entra em sua loja, o que ele vai achar de ver um sapato furado ou sujo em seus pés?
Se você é proprietário ou profissional em um salão de beleza, qual a impressão se seu cliente entrar e te ver descabelado ou com o esmalte das unhas todo descascado?
Imagem é fundamental para que possamos vender e prestar um bom atendimento ao nosso cliente. Já observaram que quando está bem vestido, você é bem recebido e bem tratado onde quer que vá? A imagem fala muito mais que as palavras, e ela é responsável por boa parte da comunicação que você tem com seu público.
Se você não cuida da própria imagem, como vai cuidar do seu cliente? É exatamente esse pensamento que vai passar na cabeça do seu cliente.
Você gostaria de ser atendido em algum lugar por um profissional sujo, com a roupa raspada ou sem passar ou com um perfume ou maquiagem muito forte???
Seu cliente também não!
Mas… quando falamos de postura, vamos além…
A postura profissional é a maneira como você se comporta, como você fala, age, reaje…. Suas atitudes frente à um colega ou ao cliente.
Por exemplo, você fala gírias?
Dependendo do perfil de cliente que você atende, a gíria é considerada errada e até um desleixo com a comunicação com o cliente. Preste atenção sempre no perfil do seu cliente. Veja se aquele vocabulário faz parte do dia a dia dele.
Agora, palavrão é errado em qualquer ambiente. As palavras de baixo calão devem ser proibidas, não devem compor o vocabulário de um profissional que atende direta ou até indiretamente ao público.
Outro item importante na postura profissional é o cuidado com as fofocas. Falar de alguém sem sua prévia autorização é horrível e uma postura inadequada. O cliente quando vê um profissional falando de outro profissional ou de outro cliente, logo irá pensar que esse profissional vai falar dele quando o mesmo virar as costas.
O profissional deve ter ética. Muito cuidado com fofocas ou até inocentes comentários sobre a empresa, sobre algum colega e sobre outros clientes. É total falta de ética falar de alguém.
Infelizmente a imagem que os salões de beleza tem passado aos seus clientes nos últimos anos é que são ambientes de fofoca. Já passou da hora dos salões serem administrados e vistos como empresas, pois é isso que realmente são, empresas prestadoras de serviço!
Quero ainda destacar um item muito importante na postura profissional: comprometimento! A partir do momento que o profissional tiver comprometimento, ele vai atender a cada cliente com respeito, com cordialidade, sendo prestativo e pontual e isso, com toda certeza fará muita diferença no mercado.
Profa. Ms. Giovana Quini
Coach, Palestrante e Mentora – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza
Professora Universitária na área de Administração de Empresas