Trabalho da Saúde em Guarulhos é um dos 10 premiados no Estado

Cidade

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) divulgou no final da tarde desta quarta-feira (4) o resultado da 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que aconteceu durante o 33º Congresso realizado em Águas de Lindóia (interior de São Paulo), na semana passada. Dos 995 trabalhos inscritos por 110 municípios paulistas, 10 foram condecorados com o prêmio David Capistrano, sendo um deles o de Guarulhos.

Fortalecendo vínculos com adolescentes: #TAMOJUNTOGALERA foi o trabalho premiado. A estratégia surgiu em 2015, inicialmente com o objetivo de ampliar o acesso à informação qualificada e aos insumos de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST-Aids). Na época, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Itapegica, Recreio São Jorge, Santos Dumont, Jacy e Marcos Freire começaram a promover oficinas nas escolas locais, para elencar as áreas de maior vulnerabilidade e implantar pontos de prevenção com oferta de preservativos.

A iniciativa foi expandida em 2017, quando Guarulhos foi convidado pelo Ministério da Saúde para participar da Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica, com o objetivo de reduzir os índices de gravidez na adolescência, IST/Aids e violência. Na ocasião, outras cinco UBS foram avaliadas pelo Ministério: Flor da Montanha, Rosa de França, Ponte Alta, Aracília e Cummins. Elas desenvolveram um plano para melhorar esses indicadores e ainda ampliaram as ações, se juntando às primeiras cinco unidades que implantaram o #TAMOJUNTOGALERA.

A partir de oficinas realizadas entre as dez UBS para a troca de experiências, elas se lançaram na busca pelo Selo – Unidade Amiga do Adolescente, criado pelos gestores do Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa de IST-Aids e Hepatites Virais do município, dentro da nova estratégia #TAMOJUNTO GALERA.

Segundo os idealizadores do trabalho, Cristina Passeri (PSE) e Ricardo Gambôa (IST-Aids), o objetivo maior é ampliar o acesso dos adolescentes aos processos de trabalho das UBS e das escolas. “Queremos que eles se empoderem de seus direitos e protagonizem ações de promoção de saúde para reduzir a gravidez na adolescência e a violência, bem como para prevenir as IST Aids e reconhecer seus direitos pautados no ECA, entre outras ações do PSE. Tudo isso em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, explicaram.

Práticas inovadoras:

Para o Cosems, os trabalhos comprovam a eficiência dos serviços de Saúde dos municípios e mostram práticas inovadoras realizadas pelas equipes do SUS. Além dos 10 trabalhos condecorados com o prêmio David Capistrano, outros 10 receberam Menção Honrosa e mais 47 foram selecionados para a mostra nacional ‘Brasil Aqui Tem SUS’, sendo três deles de Guarulhos.

A mostra ‘Brasil Aqui Tem SUS’ vai acontecer no próximo mês de agosto, no 34º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na oportunidade, os 67 trabalhos selecionados no Congresso paulista concorrerão ao prêmio nacional.

Trabalhos de Guarulhos indicados:

Foram indicados para a mostra nacional os seguintes trabalhos de Guarulhos: 1. “Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da Saúde. Com autoria de Sueli de Moraes e Silva, Antonia Maria Peres e Silvia Letícia Vieira de Souza, a iniciativa surgiu em 2014, para dar voz e visibilidade às situações de adoecimento físico e psíquico dos trabalhadores, encaminhando-os para tratamento sempre que necessário.

 

  1. Promoção de Saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da UBS Nova Bonsucesso – Guarulhos de autoria conjunta de Aparecida Sinzato Paulino, Illora Darbar Shimozato, Márcia Regina Lopes de Souza, Maria Ozita Tavares Ramos Henrique, Adriana Cecília da Silva.

 

  1. Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no município de Guarulhos: danças circulares como estratégia de Promoção à Saúde, de autoria de Bárbara Miranda, Keila Costa e Denise Castanho Antunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *