15.9 C
Guarulhos
sexta-feira, abril 19, 2024

Animação marca comemoração do aniversário de dois anos do Café com Viola

spot_img
spot_img

O tradicional café com bolo e a apresentação de grandes duplas da música sertaneja raiz marcaram a comemoração do aniversário de dois anos do Café com Viola, na manhã do último domingo (7), no Teatro Katia Regina Coelho, no CEU Ponte Alta. Saudosos e animados, os organizadores Vera Bianca e Guaru receberam o Prefeito Guti e o chefe de Gabinete Jurandir Pereira, além do secretário de Cultura, Vitor Souza, e do subsecretário da Pasta, Adalmir Abreu, que quebraram o protocolo e aproveitaram a grande festa.

“Depois de dois anos de sua realização, conseguimos avaliar o quanto o Café com Viola movimenta a cultura popular em Guarulhos, agregando violeiros e caravanas que saem dos quatro cantos da cidade e de outras regiões para saudar a música sertaneja”, comemorou o prefeito, lembrando o apoio fundamental do subsecretário Adalmir para que o projeto se tornasse realidade.

Com um público bastante diversificado, o Café com Viola também celebra o encontro de muitas gerações, mostrando que o gosto pela música sertaneja não tem idade: “É bastante emocionante ver tantos adultos, jovens e crianças participando da festa, esperamos que esse legado se fortaleça ainda mais com essa energia que se renova e se propaga para a cidade como um todo”, comemorou Vitor Souza.

Grande apoiador do evento desde o seu surgimento em 2017, o subsecretário de Cultura vibrou com o grande encontro da cultura popular na região do Jardim Ponte Alta: “Esse é um trabalho feito com muito carinho e proximidade das comunidades, um grande encontro da cultura caipira raiz que só tende a crescer e a se espalhar”, parabenizou Adalmir.

Para Vera Bianca que, ao lado do violeiro Guaru, coordena o projeto com maestria, a comemoração de aniversário torna-se ainda mais especial porque celebra o carinho e a amizade daqueles que desejam perpetuar o legado da música caipira: “Nossa sensação é de grande realização, a cidade recebeu o projeto de braços abertos e estamos cumprindo com grande êxito a proposta de levar cultura para os bairros mais distantes de Guarulhos, acolhendo e abraçando o entorno da região do Jardim Ponte Alta, um lugar com bastante riqueza e diversidade cultural”, observa Vera.

 

A viola fala alto no meu peito manso

O Café com Viola também atrai cada vez mais pessoas de outras regiões que ficam sabendo do evento pelos amigos e músicos participantes, como Dinalva Aparecida Teixeira Lopes, moradora de Guaianazes, no extremo leste do município de São Paulo. Acompanhada da filha Letícia Marques, 18, e da sobrinha Ana Lúcia Marques, 15, duas jovens apaixonadas pelo ritmo sertanejo, Dinalva conta que é a primeira vez que participam do Café com Viola: “Saímos de casa bem cedinho e estamos determinadas a aproveitar os eventos culturais que a cidade de Guarulhos oferece, temos certeza que vamos nos divertir muito”, conta a cuidadora, de 43 anos, dizendo que do Jardim Ponte Alta seguiriam para o Bosque Maia onde logo mais, à tarde, aconteceria outro evento de música caipira.

Participante de carteirinha do Café com Viola, a aposentada Zaury Maria Batista dos Santos, 77, mais conhecida como Florzinha, confessa sua grande predileção pelo gênero musical sertanejo: “Gosto de música sertaneja desde menina, venho aqui para dançar, cantar, conhecer pessoas e fazer amizades, não perco um encontro”, conta animada.

Além do público cativo, os violeiros e duplas participantes também são a “menina dos olhos” do Café com Viola, como os locutores guarulhenses Ricardo Silva e Cowboy Brasileiro, grandes apoiadores da música caipira na cidade. “O evento tem uma importância muito grande para todos nós, porque faz referência às nossas origens e raiz”, explica Ricardo. Já Cowboy menciona o esforço e o carinho de cada um dos envolvidos para que a festa aconteça: “Esse povo bacana que acorda cedo, prepara o bolo e o café, e que deixa tudo pronto para que a festa fique ainda mais animada e linda a cada edição”.

Com um repertório apurado e repleto de clássicos sertanejos, as duplas e grupos Som das Dez, Rodrigo Back e J. Ávila, Grupo de Catira Serra Azul de Piracaia, entre muitos outros, encantaram os apaixonados pela música caipira e abrilhantaram o especial de aniversário com músicas que marcaram época.

 

Dois anos de conquistas e parcerias

Com o apoio da Secretaria de Cultura, o Café com Viola acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês. Os participantes e as pessoas aficionadas por música caipira encontram um ambiente acolhedor, no qual o objetivo é estreitar os laços entre o público e os violeiros. O encontro também fortalece a luta pela preservação da cultura musical sertaneja, uma iniciativa que ajuda na consolidação e perpetuação desse legado.

Desde que surgiu em abril de 2017, o Café com Viola já prestou muitas homenagens a personalidades da música caipira, artistas como Tonico e Tinoco e Fausto Oliveira Campos, além de festejar datas especiais como o dia das Mães e dos Pais, celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorar as festas juninas e natalinas, e recebeu no palco grandes nomes como Ronaldo Viola Filho e João Carvalho, Adriana Farias, entre outros.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas